3 de novembro de 2010

. CARLOS BRAGA viajou pela “ alvorada da Criação da Freguesia de Bustos”


O Centenário da Implantação da República trouxe a Bustos um aragem de rejuvenescimento dos diferentes, mas sempre nossos, passados. Veja-se a participação descomprometida do Fórum de Bustos’24 de Julho na celebração da que foi a barriga-de-aluguer (1) da Criação da nossa Freguesia.

O Fórum dedicado ‘Aos Republicanos’ está a abrigar-se no esquecimento, mas ficam dois marcos a assinalar o ano de 2010 em Bustos: a Revista «Proclamação da República de Lisboa a Oliveira do Bairro» © Belino Costa e Carlos Braga e a edição do livro de Silas Granjo, "Troviscal Republicano: Banda Excomungada, Clero Interdito (1922 – 1939)", 2010





Passando para outra oportunidade a intervenção de Belino Costa, estratega do Fórum, vou estar um pouco com Carlos Braga, ‘Na alvorada da Criação da Freguesia de Bustos (1910 – 1920), uma rubrica da revista.

O autor, tendo trabalhado sobre os jornais locais da época e demais bibliografia, dá um precioso contributo para preenchimento do puzzle da história Bustos e do concelho nos primórdios da República, através de episódios sobre confrontos entre republicanos, monárquicos e clero locais.

Carlos Braga lança algumas interrogações. E, no final, entre outros, destaca “Jacinto dos Louros e Manuel dos Santos Pato [que] ganharam o direito de inscrever o seu nome na galeria dos notáveis da freguesia. Homens que são hoje ouro de lei para os conterrâneos, que deles receberam e beberam o exemplo do amor à terra e o apego à memória do berço”(pg.s 91).
Um bem-haja a Carlos Braga. Está a ajudar a fazer história… de Bustos.
___________________
(1) A revolução de 5 de Outubro de 1910 foi a Barriga-de-aluguer da separação do termo de Bustos alcançada pela Lei nº 942, aprovada na sessão do Congresso da República de 18 de Fevereiro de 1920.
(Testemunhos de Jacinto dos Louros, Vitorino Reis Pedreiras,... e trabalhos de Hilário Costa, Carlos Braga, Belino Costa, etc, ajudam a perceber o empenho que os republicanos tiveram na conquista da autonomia administrativa)
Passados 90 anos da criação da freguesia, as condições de administração pública alteraram-se de tal maneira que obrigarão a uma profunda reestruturação administrativa. A actual divisão do território é um luxo.
* Legenda da 1ª imagem: Apresentação das publicações no Fórum "Aos Republicanos": Carlos Braga (a intervir), Belino Costa e Silas Granjo.
_________________________
sérgio micaelo ferreira

para eventual consulta:



As publicações revista «Proclamação da República de Lisboa a Oliveira do Bairro» e "Troviscal Republicano: Banda Excomungada, Clero Interdito (1922 – 1939)"estão disponíveis
Na Papelaria do Sobreiro, junto à Rotunda Ti-Maria
ou


Sem comentários:

Enviar um comentário