3 de outubro de 2010

LETRAS E CORES, IDEIAS E AUTORES DA REPÚBLICA


Duas exposições marcam, através da arte, o Centenário da República, no concelho de Oliveira do Bairro. Na sala de exposições da Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro, a partir de sábado, 2 de Outubro, estará patente a exposição “Letras e cores, ideias e autores da República” e a partir do dia 19, na Escola Secundária de Oliveira do Bairro, um roteiro pelas datas mais marcantes da República, desde o século XVI até aos nossos dias, com “Estórias Republicadas - Impressões que fazem História”. Na biblioteca Municipal uma selecção bibliográfica apontará caminhos de descoberta para as páginas da história que este mês celebra.

A exposição “Letras e cores, ideias e autores da República” foi concebida pela Direcção Geral de Bibliotecas e Livros (DGBL), a partir de textos de autores que marcaram decisivamente a cultura humanístico-literária em Portugal no final do século XIX e início do século XX. A DGLB convidou dez ilustradores a tratarem plasticamente dez temas representativos do contexto social, político, cívico e cultural da época: Ultimatum, Monarquia, 5 de Outubro, Igreja, Educação, Mulheres, Modernismo, Grande Guerra, Chiado e Revistas. O resultado contém trabalhos de João Vaz de Carvalho, Afonso Cruz, Bernardo Carvalho, Marta Torrão, Teresa Lima, Rachel Caiano, Jorge Miguel, Carla Nazareth, Gémeo Luís, Alex Gozblau – e pode ser apreciado durante todo o mês de Outubro. A exposição mostra de que forma literatura e arte, passado e presente, se podem cruzar de forma coerente e harmoniosa, dando corpo a um percurso fulcral da história portuguesa contemporânea: o triunfo da ideia republicana de cidadania, a instauração do regime, a participação de Portugal na I Grande Guerra e a vida política, social, cultural e artística deste período.

Na Escola Secundária de Oliveira do Bairro poderá ser visitada a exposição “Estórias Republicadas - Impressões que fazem História”. Uma mostra concebida pela Imprensa da Universidade de Coimbra, numa evocação do I Centenário da República Portuguesa, que se constitui como um roteiro dos momentos mais marcantes da história da instituição, desde o século XVI até aos nossos dias. A exposição pode ser visitada de segunda a sábado

Na Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro, além da exposição da Direcção Geral das Bibliotecas e Livros, estará patente, entre 19 e 29 de Outubro, uma mostra bibliográfica alusiva ao Centenário da República.
Informações das exposições
Exposição
LETRAS E CORES, IDEIAS E AUTORES DA REPÚBLICA”
Local: Sala de Exposições – Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro

Data: 02 a 30 de Outubro

Horário: 2ª feira: 14h00-19h00;3ª a 6ª feira: 10h30-19h00; Sábado: 10h30-13h00

Concepção: Ministério da Cultura / Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas/Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República

Apoio: Câmara Municipal de Oliveira do Bairro / Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro

Destinatários: Público em Geral

+Informações: http://www.iplb.pt/sites/DGLB/Portugues/noticiasEventos

/Paginas/exposicaorepublica2010.aspx


Exposição
“ESTÓRIAS REPUBLICADAS: impressões que fazem história”

Local: Escola Secundária de Oliveira do Bairro

Data: 19 a 29 de Outubro

Horário: 2ª à 6ª feira 09h00-20h00; Domingo14h30-18h00

Concepção: Universidade de Coimbra

Apoio: Câmara Municipal de Oliveira do Bairro / Rede de Bibliotecas de Oliveira do Bairro

Destinatários: Público em Geral

Mostra Bibliográfica
1º CENTENÁRIO DA REPÚBLICA PORTUGUESA
Local: Biblioteca Municipal de Oliveira do Bairro
Data: 19 a 29 de Outubro

In www.cm-olb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário