23 de outubro de 2010

COLÉGIO DE BUSTOS - CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, com VALOR

Sempre que «o mundo pula e avança» a escola adquire cada vez mais importância no concerto de uma sociedade sem tempo para estar com os seus educandos.
Não se pode alhear que a escola continua a ser um dos poucos territórios onde se tenta eliminar barreiras que desrespeitam os direitos das crianças…


A Revista do Frei Gril – Magazine nº 11 de Setembro do Instituto de Promoção de Bustos (vulgo Colégio de Bustos), entre diversas rubricas que merecem ser visitadas, divulga os Quadros de Excelência e de Valor (2009/2010) (1) engalanados por um apreciável lote de alunos reconhecidos por se distinguirem na construção da sua cidadania com “Amor, Trabalho e Sacrifício” (2).

Nomes que merecem aplauso.

A que o Colégio não é alheio.


QUADRO VALOR

5º ANO
João Duarte, 5º A
Micael Ramos, 5º A

6º ANO
Tatiana Oliveira – 6º A
Miguel Carriço – 6º B
Rafael Santos – 6º B
Bruno Mendes – 6º C

7º ANO
Beatriz Lourenço – 7º E
Cláudia Guedes – 7º E
Ricardo Almeida – 7º E

8º ANO
Soraia Cunha – 8º C
Sócrates Bôrras – 8º D

9º ANO
Jéssica Ferreira – 9º B
Rúben Melo – 9º B
Maria José Almeida – 9º E
Miguel Ângelo Costa – 9º E

10º ANO
Vítor Rodrigues – 10º A
Carlos Bornes – 10º B
Daniel Carvalho – 10º B
Flávia Costa – 10º B
Inês Oliveira, 10º B
Paulo Mota – 10ºD

11º ANO
Anita Silva – 11º A
Daniela Melo – 11º A
Daniela Ferreira – 11º B
Fátima Ferreira – 11º B
Henrique Oliveira – 11º B
Henrique Filipe – 11 B
João Santos – 11º B
Andreína Martins – 11º C
Daniela Martins – 11º C
Diana Braga – 11º C
Hugo Luís – 11º C
Vânia Pato – 11º D
Susete Almeida – 11º E

12º ANO
Tatiana Pinhal – 12º A
Ana Rita Pires – 12º B
Andréa Oliveira – 12º C


Inês Santos – Informática de Gestão, 2º ano
_______________________
(1) O Despacho Normativo n.º 102/90, de 12 de Setembro de 1990, de Roberto Carneiro, Ministro da Educação, no âmbito da reforma educativa, cria os quadros de valor e de excelência.
E, entre vários considerandos, é “à escola que, no âmbito da reforma educativa, compete à escola, enquanto espaço de vivência democrática e agente dinamizador de inovação social e cultural, prosseguir eficazmente aqueles objectivos, reconhecendo sistematicamente os alunos que se distinguem pelo seu valor, demonstrado na superação de dificuldades ou no serviço aos outros e pela excelência do seu trabalho.”
A organização dos Quadros de Valor e de Excelência é regida por legislação posterior.

(2) in Teresa Brójo, desenho da Capa da Revista)

(3) “O quadro de valor reconhece os alunos que revelam grandes capacidades ou atitudes exemplares de superação das dificuldades ou que desenvolvem iniciativas ou acções, igualmente exemplares, de benefício claramente social ou comunitário ou de expressão de solidariedade, na escola ou fora dela.” Do Despacho Normativo citado.
......
sérgio micaelo ferreira

1 comentário:

  1. Anónimo11:19

    a devida vénia a este meio de comunicação que começou a dar atenção ao IPSB - Instituição de ensino, cujo prestígio é por muitos reconhecido! Ele é um orgulho da nossa terra

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