13 de outubro de 2010

BUSTOS - JÚLIO BARREIRO: CONSTRUTOR DO SEU AUTOMÓVEL


Não há muito tempo, um bustos-descendente andava na azáfama da extracção blocos de granito de uma pedreira e eis que os seus olhos ficam ofuscados com um filão de alto teor de ouro. (adaptado de episódio contado por um bustuense da diáspora). Paralelismos com este caso não são raros.
Sérgio Pato andava a pesquisar fotos de uma área que felizmente existem com alguma profusão, quando Manuel de Oliveira Sol e a Fernanda Pardal aparecem com um filão. Uma fotografia de Novembro de 1968 com Júlio Barreiro. Um senhor mecânico e condutor que conhecia Portugal como poucos, ou não tivesse sido condutor do Sr. Visconde a calcorrear pelo país.

Não havia azinhaga que Júlio Barreiro não soubesse onde ficava, dizia-se.
De um encontro de futebol com os Gavetas retomo o excerto:

“ … Júlio Barreiro com o carro montado por ele, até parecia falar esperanto: carroçaria Nash, motor Ford, e o mais que tivesse à mão. O certo é que o trabalhar do motor parecia um relógio suíço”.(1)

Era frequentemente visto com um alicate, chave de fendas e um arame, equipamento indispensável para atender a qualquer percalço mecânico.

Mais condutores houve, alguns já estão referenciados… A nossa história ainda mantém escondidos alguns fragmentos. Urge recuperá-los.

Entretanto são propostas visitas a alguns ‘locais’ associados aos primeiros automóveis em Bustos e/ou personalidades relacionadas com os protagonistas da foto.

....

(1) “Eloi do Belenenses” garante a vitória dos Gavetas, Bustos - do Passado e do Presente; Novembro 12, 2004,
(in Jornal da Bairrada, 07.04.2004)
[o episódio seguiu a informação prestada pelo Eng.º Néu Pato (Eng.º Santos Pato)].
* onde está Júlia (Barreiro), deve ler-se Júlia ... (Arnaldo Barreiro)

1 comentário:

  1. Jonine Barreiro19:01

    Amigo Altino:
    A Sra. Julia Barreiro encontra-se a viver com a filha Benilde e o filho Jonine na cidade de Tracy e Turlock no estado da California e com boa saude. Ela celebrou 92 anos de idade no dia 9/10/10.
    Felicidades para todos.
    Jonine Barreiro

    ResponderEliminar