19 de setembro de 2010

Somos todos AMIGOS DE BUSTOS!

Bem pode dizer-se que os Bustuenses espalhados pelo mundo têm da nossa aldeia memórias mais vivas e permanentes do que aqueles que fomos ficando por cá.
Mostrando mais uma vez o seu empenho na defesa dos valores e iniciativas de Bustos, no passado sábado o Alcides Freitas promoveu um almoço com uma dúzia de bustuenses mais ligados às acções que se vêm desenvolvendo no âmbito do chamado FÓRUM DE BUSTOS.
O encontro teve lugar nos 2 Telheiros e, graças à iniciativa do Alcides, foi possível criar um grupo de trabalho permanente cuja missão será a de preparar a realização dos fóruns anuais e, ainda, a de apoiar e contribuir para outras iniciativas ligadas às nossas raízes e à defesa e promoção da nossa aldeia.
Bem a propósito, o Arsénio Mota lembrou um evento que a freguesia não pode esquecer no dia 18 de Fevereiro do próximo ano de 2011, Dia de Bustos: 
Arsénio Mota na biblioteca, em fotocomposição do Altino

- Nesse dia irão perfazer-se 50 anos desde que foi criada a Biblioteca Fixa da Fundação Calouste Gulbenkian, uma verdadeira pedrada no charco da cultura em Portugal nos anos 60 e a que muito poucas aldeias dum país amordaçado e atrasado tiveram então acesso (a Biblioteca Fixa de Bustos recebeu o n.º 26).
Do encontro saiu a composição inicial dum grupo de 15 "Amigos de Bustos", a saber: Alberto Martins (Sobreiro), Arsénio Mota (Porto), Belino Reis (Póvoa/Lisboa/Costa Nova), Carlos Micaelo (Cabeço/Coimbra), Dina Costa (Póvoa/Coimbra/Costa Nova), Ditosa Luzio (Póvoa),  Dorinda Capão (Póvoa), Graciano Luzio (Aveiro), Irene Micaelo (Cabeço/Coimbra), Joãozito Oliveira (Bustos), Manuel Romão (Azurveira), Manuel Valente (Barreira/Venezuela), Milita Aires (Bustos), Milton Costa (Sobreiro/Coimbra e muitas outras partes do mundo) e Oscar Santos (Bustos).
Uma vontade ficou bem expressa: que o grupo de trabalho venha a abranger outros "Amigos de Bustos", estando, por isso mesmo, abertas as portas a quem quizer dar o seu contributo. Foi o que logo fez a incontornável Clarita Aires, sem a qual muitas das iniciativas etnográficas perderiam o seu brilho e encanto.

A 1ª reunião do grupo terá lugar em casa do Joãozito Oliveira, aqui à rua 18 de Fevereiro, a partir das 13H00 do dia 27 de Novembro e destina-se a recolher elementos prepararatórios da comemoração dos 50 anos da Biblioteca.
Naturalmente, as comemorações serão inseridas nos festejos do Dia de Bustos, a promover pela Assembleia e Junta de Freguesia, orgãos do poder local a quem daremos toda a colaboração.

7 comentários:

  1. Anónimo23:32

    OsKar.
    Um bom ponto de partida para a criação de um grupo de amaigos da Biblioteca. Apenas duas sugestões.
    uma - a inscrição de utente (suponho ser desnecessário este alvitre) e a segunda sugestão. Fica bem à comissão ou seu representante conbtactar a vereação da cultura que tem a tutela do pólo de leitura de Bustos. ..
    Os parabéns ao promotor da iniciativa e ao grupo que veste a camisola da Biblioteca de Bustos.
    sérgio micaelo ferreira.

    ResponderEliminar
  2. Uma iniciativa de valor. Espero que outros Bustuenses como o sempre present Serginho e membros da Junta e da Fabriqueira participem de maneira activa para o bem de Bustos.
    D'Outro Bustuense Elio Freitas.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo09:46

    Alvitro que seria preferível que a demanda fosse feita directamente ao Presidente da Câmara.

    ResponderEliminar
  4. Não percebo o que a Câmara ou o seu Presidente, tenham "directamente" a ver com os festejos do 18 de Fevereiro.
    Admito que, indirectamente, tenham a ver, mas apenas por razões logísticas ou financeiras.
    As Juntas de Freguesia mal têm dinheiro para mandar cantar um cego e carecem de estruturas capazes de se abalançarem em projectos mais exigentes.
    O ano passado e muito bem, a Câmara apoiou os festejos dos 50 anos da Freguesia de Bustos.
    Só não lhes dou os parabéns porque é a estrita obrigação deles todos.
    É para isso que são eleitos. E pagos.
    Entretanto, espero que o sr. anónimo do comentário antecedente não esteja a fazer chicana política, jogando com o facto da Junta e da Câmara pertencerem a partidos diferentes.
    Eu até fiz campanha contra ambos, mas isso acabou no dia das eleições.
    Os jogos menores, de politice de meia tijela e mentecapta, cabem muito bem é naquele sítio onde as moscas gostam de poisar.
    Espero e ouso acreditar que não seja o caso...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12:18

    Notem que o almoco oferecido foi promovido por mim e pelo amigo Arsenio Mota.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo das 09:4617:38

    Não era minha pretensão que tão humilde sugestão lhe causasse tamanha inquietação.

    ResponderEliminar
  7. Resposta também em verso ao Anónimo das 9H46 (faz lembrar a famosa fita, "o comboio apitou 3 vezes"):
    A ocasião faz o ladrão
    e daí a confusão.
    Mas não tive a intenção
    de maldizer da opinião,
    que pode ser boa ou não.

    Nem respondi por inquietação,
    mas pra evitar confusão.
    Tudo não passa de opinião.
    Ou não?

    ResponderEliminar