27 de setembro de 2010

Nada tenho contra animação

Caros conterrâneos, a falar verdade, nada tenho contra animação, seja promovida pela Junta de Freguesia ou pelas associações locais. No entanto entendo que, são estas últimas que estão mais vocacionadas para promover eventos de animação e, não menos importante, dela dependem, em alguns casos, para manterem a sua continuidade.

O problema desta série de eventos, está, na minha opinião, em não envolver as associações locais, enquanto estruturas associativas. A Junta de Freguesia deve estimular as associações, apoiando a realização de eventos e, obviamente, não deixar à margem ou substituir, aquelas estruturas que estão vocacionadas para esse efeito. E, que fique bem claro, não discordo da existência de eventos de animação, não podem é continuar a ser festas em que o único objectivo é exclusivamente animar um conjunto de pessoas.

Neste sentido, proponho um modelo alternativo. Um modelo em que a Junta de Freguesia, pode e deve estimular, estimular todas as associações a promoverem eventos em conjunto, em que todas estejam representadas. Os benefícios de eventos, neste molde, são claros: uma ligação mais estreita da autarquia, e dos autarcas com as associações; a promoção de eventos com outra escala; a promoção das nossas associações, em primeiro junto dos nossos e, porque não, depois junto dos outros.

Alberto Martins

6 comentários:

  1. Anónimo11:03

    Caro conterrâneo,

    - Será que as Associações não terão sido convidadas para esta "Animação"....

    - Será que esta "Animação" não terá um propósito muito importante....
    - Será que não poderá dispensar alguns minutos do seu precioso tempo e passar na Junta de Freguesia para questionar o Executivo sobre este tipo de "Animação", bem como os seus fins, ao invés de estar sempre a colocar lenha na fogueira...

    Chega de tanta desunião e de tanta crítica... Está na altura do povo de Bustos ser UNIDO e lutar todo em prol do bem de todos...

    Um bem-haja a todos os BUSTUENSES!

    José

    ResponderEliminar
  2. João11:59

    Caro Alberto Martins,

    Quando escreve sobre o facto “destas festas” serem só para alguns e não para todos ( Associações), parece-me a mim, que não têm estado presente. Neste fim de semana, pelo menos ontem, uma Associação estava lá. A animar e a colher frutos!

    Considerei inédito ver uma associação envolvida e perguntei a algumas pessoas que se juntavam num grupo, que tal como eu, foram pela primeira vez!

    Ao que parece não é só de ontem os convites para as Associações moverem um conjunto de iniciativas apoiadas pela Junta, pois parece que já desde fins de Abril que o repto foi lançado pelo executivo as Associações!

    Será que o amigo não deverá perguntar então às Associações se elas não têm sido convidadas?

    Eu Próprio também gostaria de saber!

    João

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:45

    Foi questionado alguém da Junta, para saber se esse modelo alternativo não é o modelo natural e desejado? E se as associações tiverem sido convidadas e não tiverem aceitado? É uma hipótese...

    ResponderEliminar
  4. Alberto Martins19:53

    Em primeiro lugar, devo esclarecer que este é um artigo de opinião onde estão presentes 3 pontos fundamentais:

    1- As associações estão mais vocacionadas para desenvolver eventos de animação e precisam deles para subsistir.

    2- A Junta de Freguesia tem um papel muito importante que é o de estimular o desenvolvimento de eventos desta natureza.

    3- Proponho que a Junta de Freguesia estimule e as associações desenvolvam.

    Não há neste artigo de opinião, crítica no sentido negativo do termo, mas uma proposta séria e alternativa ao actual modelo de animação que, na minha opinião, tem lacunas porque não é abrangente.

    Quando proponho que, se envolvam as associações, refiro-me às associações serem chamadas a contribuir activamente para a organização e desenvolvimento destes eventos.

    É um facto que no dia 26 de Setembro, pelas 16 horas, os Cantares Populares de Bustos animaram a tarde, mas terá o Orfeão de Bustos contribuído activamente para a organização e desenvolvimento da dita “Animação de Outono” ou terá, por outro lado, sido um mero convite para animar a tarde? E as restantes associações não podem contribuir de forma alguma?

    Podiam ou não, os eventos ter tasquinhas de todas as associações? Podia ou não a gastronomia local, acompanhada dos vinhos de produtores locais, atrair pessoas de toda a freguesia e concelho? Aqui sim, a prova de vinhos estaria bem enquadrada e tantas outras coisas, que as não vou aqui enunciar todas.

    Caros conterrâneos, um evento de sucesso tem que ser muito bem projectado e envolver activamente todas as associações.

    ResponderEliminar
  5. O Alberto tem razão no que diz.
    Mas fica por responder se as associações foram ou não convidadas a aderir (aqui no sentido de interagir, compartilhar) às acções de animação da Junta de Bustos.
    Se não foram, importa que a Junta explique porque as não associou aos eventos.
    Se o foram, também importa saber que resposta deram.
    Vamos ser pragmáticos:
    Só quem anda distraído ou é néscio ignora que há muita polítiquice a intrometer-se nas acções culturais, recreativas e sociais dos executivos, sejam estes Juntas ou Câmaras.
    O ditado "quem não é por nós é contra nós" é indiscriminadamente usado e abusado por quem está no poder e por quem é oposição.
    Trata-se duma espécie de dogma divino, não só assumido ao nível do poder local mas também do poder central e centralizador de Lisboa.
    Já agora: também tem sido seguido por muitas associações deste jardim à beira-mar plantado.

    ResponderEliminar
  6. Aquarius10:40

    Concordo com todos aqueles que dizem que é do debate que nasce a luz.
    Não concordo com o Alberto quando diz que são festa apara animar exclusivamente um grupo de pessoas, alguém já perguntou ao executivo o porquê destas animações? Pois se calhar não... é que eu já perguntei e a resposta que obtive foi a meu contento. A freguesia tem estado no marasmo, mas a Junta não pode gastar dinheiro em animações e assim juntou-se um grupo de gente que deu o corpo ao trabalho e angariaram-se fundos para eventos culturais na terra, por exemplo a festa de Natal, que já está marcada para dia 11 de Dezembro e é para todos nós. Em relação às associações da terra, todas elas foram convidadas a participar, algumas vieram, outras não mas o executivo não pode obrigá-las a isso. Portanto acho que ficaram algumas respostas a perguntas que são colocadas noa ar e não nos sitios eàs pessoas certas. Eu sou apologista de que quem pergunta por norma recebe respostas. Obrigada

    ResponderEliminar