15 de julho de 2010

Troviscal: uma República solidária

A implantação da República em 1910 assentou na defesa da igualdade e da fraternidade entre as pessoas.
Caiu-me nas mãos um exemplo vivo desses ideais republicanos, cuja história passo a relatar.
Em 25 de Outubro de 1924 um grupo de 27 troviscalenses constituiu uma sociedade civil que adoptou a denominação de "Assembleia Republicana de Instrucção, Beneficência e Recreio".
O seu objecto imediato foi a construção duma casa num terreno dum dos sócios fundadores, com "um fim altamente patriótico, cívico, instrutivo, recreativo e moral".
No acto da sua constituição ficou logo previsto que a sociedade se regeria por estatutos próprios.
É destes que vos quero falar, porque representam a melhor herança do espírito republicano.
Impressos em 1926, os Estatutos da Assembleia Republicana do Troviscal serviram para constituir uma associação de carácter republicano, com os seguintes fins:
1º - Servir de laço de união e amor fraterno entre todos os republicanos seus associados;
2º - Promover instrução e recreio aos associados pelos meios ao seu alcance, proporcionando-lhes também passatempos agradáveis tais como: reuniões familiares, palestras, bailes, récitas e tudo o que possa servir para a prosperidade da Assembleia;
3º - Organizar um gabinete de leitura e respectiva biblioteca;
4º - Criar uma caixa de beneficência para socorrer os necessitados da freguesia;
5º - Criar, sendo possível, um fundo de reserva, destinado à compra de livros e vestuários de crianças extremamente pobres cujos pais ou tutores não tenham meios para os adquirir.
É certo que parte desses ideais se foram perdendo, a tal ponto que da memória da minha geração apenas ficaram os famosos bailes na Assembleia Republicana do Troviscal.
Como certo e adquirido é que, com a Revolução de Abril, a então chamada beneficência passou a ser assumida por instituições vocacionadas para a solidariedade social.
Mas foram os valores e objectivos que acima citei que marcaram o início da República.
Entretanto, a Assembleia Republicana do Troviscal não morreu. Antes pretende renovar-se e acompanhar os novos tempos, mantendo os verdadeiros ideais da República, cujo centenário passa este ano.
Festejar a República passa necessariamente por vivificar a memória daqueles que lutaram pela instrução, pela igualdade e pela solidariedade entre os homens.
Mas passa também pela lembrança de que foi por via dos erros cometidos na 1ª República que nasceu a ditadura, filha do golpe militar de 28 de Maio de 1926, curiosamente contemporâneo dos Estatutos da Assembleia Republicana do Troviscal.

1 comentário:

  1. Anónimo22:31

    A assembleia Republicana de Instrução, Recreio e Beneficência do Troviscal vai assinalar o centenário de República no próximo dia 5 de Outubro.
    Os festejos incluem um almoço, uma palestra e um concerto pela Banda Filarmónica do Troviscal.

    ResponderEliminar