21 de julho de 2010

RAZÕES DO FÓRUM: REVISTA-LIVRO E CARLOS BRAGA



O Fórum do próximo sábado é também um contributo para as comemorações do 90º aniversário da criação da Freguesia de Bustos, depois do executivo, presidido por Duarte Novo, ter assinalado a efeméride com brilho e dignidade.


A nosso ver faltava apenas a edição de uma publicação comemorativa do centenário da República e do 90º aniversário da nossa freguesia. E assim nasceu a revista-livro que assinala a dupla comemoração.

A publicação reúne um texto de Belino Costa, “Proclamação da República: De Lisboa a Oliveira do Bairro”, um memorial dos “Primeiros Republicanos de Bustos”, a edição fac similada da “Illustração Portugueza” , de 17 de Outubro de 1910, e o trabalho de Carlos Braga, “Na Alvorada da Criação da Freguesia de Bustos (1910-1920)”, uma nova versão do texto publicado no blogue, “Palhaça Cívica”, no passado mês de Maio, A pretexto do 9 de Maio de 1920: achegas para o ambiente em que se gerou a freguesia de Bustos.

O “Notícias de Bustos” agradece, reconhecidamente, a excelente colaboração do historiador da Palhaça, que está a ultimar uma investigação sobre, “A Primeira República na Imprensa da Bairrada”. Vai para ele o destaque de hoje:


Carlos Manuel Braga da Costa nasceu a 28 de Novembro de 1952 e reside na Palhaça.
É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e mestre em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. A dissertação de mestrado é uma biografia de contexto sobre o jornalista Francisco Manuel Homem Cristo, director do Povo de Aveiro.

Entre 1989 e 1993 foi docente do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA – Aveiro), onde leccionou História dos Mass Media em Portugal e Teoria e História da Comunicação Social.
Tem alguns trabalhos publicados em revistas especializadas. O último, editado pela Universidade Fernando Pessoa em 2009, intitula-se: “A importância dos estudos regionais: contributos para uma abordagem regional”.
Em 1990 foi director-adjunto do semanário Litoral, jornal onde colaborou regularmente durante alguns anos. Tem textos dispersos noutros jornais regionais como Bairrada Popular, Jornal da Província, Companha, Diário de Aveiro e Jornal da Bairrada.
É sócio-fundador da Associação de Jornalistas e Escritores da Bairrada (AJEB).
Entre as comunicações e palestras que tem proferido, ou textos com interesse para a região, destacam-se: em 1992, “A antiga Feira da Palhaça (FIACOBA, Oliveira do Bairro); em 1993, “Homem Cristo Jornalista”, comunicação inserida nas comemorações do quinquagenário da sua morte, promovidas pela Câmara Municipal de Aveiro (texto publicado em Estudos Aveirenses – Revista do ISCIA, n.º 1, 1993); em 1994, “António de Cértima biografado por Arsénio Mota” (texto inserido em António de Cértima. Colectânea de Estudos no Centenário do seu Nascimento, Edição da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, 1994); em 2005, “Arsénio Mota e a Bairrada”, ano em que Bustos assinalou a passagem dos 50 anos de actividade literária do escritor bairradino (texto publicado em Arsénio Mota. 50 anos de escrita, Edição Campo das Letras, 2005).
Em termos profissionais, é funcionário da Segurança Social desde 1977. Ingressou na carreira técnica superior em Aveiro, onde se manteve até 1993, ano em que passou a exercer cargos dirigentes em Coimbra. Actualmente é dirigente regional do Serviço de Fiscalização do Centro, onde coordena a área de fiscalização a equipamentos sociais (IPSS e estabelecimentos lucrativos licenciados ou ilegais). Tem trabalhos publicados nas áreas de recursos humanos e equipamentos sociais e é colaborador da revista Pretextos.

1 comentário:

  1. Anónimo20:14

    Carlos Manuel Braga da Costa :
    bom dia.
    será possível a obtenção de contato?
    Agradecia.
    primeirarepublica@gmail.com

    ResponderEliminar