10 de maio de 2010

UMA LIÇÃO DE HISTÓRIA

Cumpriu-se com brilho e muita dignidade o programa em boa hora apresentado pela Junta, a propósito da evocação dos 90 anos da tomada de posse da 1ª Junta de Freguesia de Bustos (9 de Maio de 1920).
De manhã, uma delegação da Freguesia deslocou-se em romagem ao cemitério de Ílhavo, onde repousam os restos mortais daquele que foi a grande alma da criação da nossa freguesia e seu 1º Presidente.

Mas o melhor estava para vir: pelas 16 horas da tarde, teve lugar a sessão de apresentação do trabalho do Belino Costa sobre as origens da freguesia e a luta árdua e persistente que os republicanos de Bustos travaram até atingir a nossa independência administrativa.
Numa linguagem cativante e envolvente, o nosso Belino deu-nos a conhecer o percurso dos Fundadores de Bustos, à frente dos quais se perfilou Jacinto dos Louros. Daí a honrosa presença das suas duas filhas ainda vivas e de dois netos.
Imagens e fotos iluminaram os acontecimentos que o Belino foi relatando perante uma assistência rendida pela clareza e objectividade da narração de vários episódios ligados à nossa história.
foto de Carlos Micaelo

Ficámos a conhecer melhor as origens da nossa cidadania. Bustos aguarda para breve a apresentação do trabalho de investigação a que o BC se lançou há uns anos atrás.
Porque ele sabe e sente que um Povo sem história é um Povo sem memória.
A lição valeu a pena.

1 comentário:

  1. Anónimo14:36

    Bendito é o chão que pode contar com filhos, preocupados em resgatar sua história. Bendita a comunidade que pode ter a história de sua terra resgatada pela memória deixada pelos que já se foram. Parabéns ao meu Bustos, pela sua memória que vem sendo reconstituída a cada passo, a cada lance, a dignificar mais e mais, aqueles seus filhos que permanecem debruçados sobre verdadeiros escombros do passado, procurando arduamente trazer à tona, o que há muito já se pensava perdido.
    Não poderia deixar de registrar uma observação sentida à distância: Não há dúvida que a ausência da oposição não empanou o brilho das cerimônias que assinalaram o transcorrer do 90º aniversário do nosso Bustos. Ressaltou, sim, a existência de uma mentalidade medíocre, ainda presente nessa terra de gente valorosa.

    ResponderEliminar