17 de maio de 2010

DO ORGULHO E DA FALTA DELE


                           
Agora que estão concluídos os festejos do 90º aniversário da criação da nossa freguesia, justifica-se uma nota final. Elogiando uns, censurando outros e assinando por baixo.
Com poucos meios, com pouco tempo, a Junta de Freguesia conseguiu promover um conjunto de iniciativas, muito bem organizadas, todas elas valorizando Bustos e a sua História. Tudo decorreu com grande dignidade e simbolismo.
Duarte Novo e a sua equipa estão de parabéns! O empenho, a dignidade de todos, a convicção com que assumem os cargos é motivo de orgulho. O bom relacionamento da dupla presidencial merece uma referência, até porque isso corresponde aos interesses de Bustos e da sua comunidade.
A Áurea e o Duarte são dois bustuenses profundos, beberam do mesmo caldo e o bairrismo é a essência da sua motivação. Não deixa de ser significativo que, quando perguntei à Presidente da Assembleia se sabia por onde andavam os deputados da oposição, esta tenha respondido sem hesitação: “Eu não sou da oposição, sou de Bustos.”



Orgulham-se uns, escondem-se outros. Os deputados da oposição não estiveram presentes nas cerimónias que assinalaram o 90º aniversário da instituição para o qual foram recentemente eleitos. Também não enviaram representante, ou mensagem. Não sabemos se foi por desprezo ao órgão, aos seus membros ou aos eleitores. Pode ter sido, tão-somente, por não se quererem dar ao incómodo. E terem mais que fazer. Ou então, tendo escapado à gripe A, pretendem consumar o suicídio político…

Não se percebe, é até um comportamento caricato. Mas ajuda a compreender as escolhas que o povo vai fazendo, eleição após eleição. Lá isso ajuda!

Belino Costa
Fotos de Carlos Micaelo

3 comentários:

  1. Anónimo09:07

    Fizeram falta?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:56

    Como seria de esperar, como não há nada criticar (antes pelo contrário!), não há razão para a oposição estar presente nos eventos organizados pelo executivo.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:11

    A ideia de que a oposição só existe para criticar é muito estúpida! Eu sempre pensei que eles eram representantes de uma parte do povo e que estariam presentes em nome dos que neles votaram. E em nome da Freguesia que dizem representar!

    ResponderEliminar