22 de abril de 2010

COLÉGIO FREI GIL (BUSTOS) - FERNANDO ROSAS «CONTA COMO FOI ... O 25 DE ABRIL"

"O regime [da ditadura de Marcelo Caetano] inicialmente teve possibilidades políticas reais de fazer uma evolução. E teve apoios políticos. Primeiro, teve a benevolência da opinião pública. Marcelo Caetano foi recebido com uma expectativa benevolente em relação à mudança. Em segundo lugar, teve - por muito que eles hoje não gostem que se diga isso porque têm um discurso oficial pós-abrilista - a benevolência das oposições. A maioria delas encarava positivamente a possibilidade de o regime mudar e estava disposta a colaborar."
(…)
in Albano Matos entrevista Fernando Rosas, (A Revolução de Abril), Diário de Notícias, 29.04.2004 aqui


IPSB (Colégio Frei Gil) - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA COM VIDA

De uma oportuna comunicação de Telmo Domingues alusiva à evocação da Revolução do 25 de Abril’1974 extrai-se:

« … o Dr. Fernando Rosas, Historiador e deputado do Parlamento pelo BE, vai estar no auditório do IPSB a dar uma palestra subordinada ao tema "Conta-me como foi... o 25 de Abril", no dia 23 de Abril, pelas 15:30 horas. O objectivo não é pedir a divulgação do evento (esperamos ter o auditório a cheio!) mas sim compartilhar uma oportunidade preciosa de ouvir um testemunho que se antevê rico e contextualizador e, por isso, um momento de excelência no âmbito da Aprendizagem e edificação de Cidadania. Suspeito que alguns de vós não resistirão a tomar parte da sessão e é esse o motivo do meu mail. Tem sido, aliás, uma estratégia que temos vindo a semear na nossa escola, trazendo aos nossos alunos as pessoas que estão na linha da frente nas mais diversas áreas do Conhecimento. O último palestrante que cá esteve foi o "nosso" Dr. Milton Costa e, como era de esperar, "encheu-nos a barriguinha" de fascínio pela Ciência… [enviado por] Telmo Domingues» (fim de transcrição).

1 comentário:

  1. não estive presente nesta palestra mas quanto à do Dr. Milton Costa, bem, digamos que adorei! (eu sou um caso suspeito, biologia é realmente a minha paixão mas...) tendo sido a segunda vez que o vejo, posso constatar que fiquei a amar cada vez mais o mundo da microbiologia!
    cumps

    ResponderEliminar