10 de abril de 2010

BATALHA DE LA LYS - O ESTOICISMO DO SOLDADO PORTUGUÊS... A EUROPA COMEÇOU A ESBOÇAR-SE

(9 de Abril.2010 - 92 anos depois )


- 1ª Grande Guerra - 9 de Abril, 1918 – Batalha de La Lys. O Corpo Expedicionário Português, na véspera da sua retirada da linha da frente, não resiste à invasão do exército alemão.
Apesar do moral das tropas portuguesas estar profundamente abatido, foi reconhecida a tenaz resistência ao avanço exército inimigo.
A participação de Portugal da primeira Guerra Mundial tinha por objectivos principais o reconhecimento do Regime Republicano; a defesa das colónias e a defesa da Liberdade.
De Bustos ofereçam-se alguns republicanos para defender o seu ideal, tendo combatido no Teatro de Guerra de Angola, Moçambique e França.

Os Mortos da 1ª Guerra Mundial estão evocados em monumento erigido para o efeito na Praça da República, junto à Biblioteca Municipal em Oliveira do Bairro.

NB acompanha a evocação


...
A EUROPA COMEÇOU A ESBOÇAR-SE
O abastecimento em tempo de guerra envolve uma complicada teia organizativa que vai desde a aquisição dos produtos ao transporte e sua colocação. A especulação e o açambarcamento são práticas ditas normais. Isto vem a propósito de abordar uma figura que ajudou a esboçar a “integração” de serviço anglo-francês de abastecimento civil. Viajou pelo mundo para vender o conhaque da sociedade dirigida pelo seu pai, conheceu os mecanismos do comércio internacional, acolheu os ensinamentos da City e grangeou amigos que o acompanharam nas suas ideias comunitárias. A valorização adquirida nos contactos com o mundo real do comércio abriu-lhe os horizontes para criar uma nova ordem na Europa ocidental - a de esbater as fronteiras e criar estruturas supra nacionais.
Mais tarde, em 1940, para criar um único comando anglo-francês no combate contra os nazis, essa figura sonha com a criação de “um só parlamento, um só ministério, um só exército”.
Jean Monnet (9 Novembro’1888 – 19 Março’1979), um dos Pais da Europa que devia aproximar os homens.
Jean Monnet merece ampla divulgação áudio-visual.

Sem comentários:

Enviar um comentário