26 de março de 2010

BIBLIOTECA DE BUSTOS – ACESSIBILIDADE, SÓ PARA AS CALENDAS? ... ARQUIVO MUNICIPAL EM BUSTOS?


A criação da Biblioteca Fixa nº 26 da Fundação Calouste Gulbenkian pertence aos obreiros da década de 1950/60, onde Arsénio Mota teve intervenção destacada (a). Instalada na bolsa marsupial da Comissão de Melhoramentos’1960, viria a ser apoiada pela carolice de uns, Abel Martins e do irmão Manuel (serralheiros), João Oliveira entre outros e pela carteira do Dr. Assis Rei – durante vários anos pagou a renda das instalações…
Muitas histórias e estórias entretanto aconteceram à sua volta. Algumas estão enterradas e bem enterradas.
Os anos passaram, a Biblioteca tinha o seu público – à medida de um Portugal que teima em abster-se de ler – e eis que é recebida, e bem, pela ABC [Associação de Beneficência e Cultura de Bustos].
O primeiro golpe institucional de Oliveira do Bairro foi o de despromover a ‘Biblioteca de Bustos’ a Pólo de Leitura. Se a legislação não salvaguardava o estatuto de biblioteca local enquadrada na Biblioteca Municipal, então que se mudasse a lei.
A Freguesia de Bustos é promovida a Vila. Na sustentação dos requisitos enunciados no projecto de ascensão a vila não consta a ‘Biblioteca’.
Claro. Para Oliveira do Bairro ela estava morta e enterrada.
E “o Poder do Corgo” manteve-se mudo.
Entretanto, a ABC e parceiros do condomínio tinham crescido. O espaço Biblioteca andava (anda?) a ser cobiçado. A ABC quer libertar-se do incómodo “atrelado”.



ARQUIVO MUNICIPAL EM BUSTOS?
Futura-se que a ‘Biblioteca’ poderá ser deslocada para as instalações da Escola do Corgo.
Mas isso vai levar tempo. Primeiro tem de ser construída a obra do regime e do mandato de Oliveira do Bairro em Bustos - o Pólo Escolar no Sobreiro.
O mandato seguinte será o de adaptar o desactivado edifício escolar à Biblioteca, digo Pólo de Leitura, e provavelmente a outras instituições. E assim lá se irão passar à volta de seis anos. Se tudo ocorrer em velocidade de cruzeiro.
Talvez outra solução teria cabimento. A Biblioteca com mais multivalências ficaria instalada em todo rés-do-chão do Palacete e a Escola do Corgo poderia ser adaptada à instalação do Arquivo Municipal – Uma sugestão do Dr. e Prof. Licínio Mota. Uma questão a ser estudada.

E, no seu dia-a-dia laboral o «atrelado Biblioteca de Bustos”, com as novas variantes vai convivendo com as precárias condições onde está implantado.

A passagem da «Semana de Poesia» pela Biblioteca mais uma vez tornou visível o bloqueio arquitectónico ao acesso a quem se desloca em cadeira de rodas.


Na sequência de um encontro com o executivo camarário, ”Paulo Alves, Presidente da Direcção da Associação de Beneficência e Cultura de Bustos [ABC], informou que a acessibilidade à Biblioteca iria ser feita pelo interior das instalações” (b).
Uma conjunção de desinteresses entre a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e a ABC garantem a restrição do direito de acesso às instalações da Biblioteca de Bustos.
Uma atitude difícil de compreender.
______________

(a) Segundo informação ainda não confirmada, o então Presidente da Câmara de Oliveira do Bairro, Manuel Santos Pereira teria assinado o nihil obstat para que a biblioteca pudesse ser instalada em Bustos.
(b) BUSTOS - BIBLIOTECA MAIS ACESSÍVEL?, NB, 11.03.2009. aqui

e 18.3.09 BUSTOS - BIBLIOTECA MAIS ACESSÍVEL? "SIM", garante Paulo Alves aqui
sérgio micaelo ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário