3 de fevereiro de 2010

DUARTE NOVO (2): NA POLÍTICA COMO “INDEPENDENTE”

É compreensível que Duarte Novo, Técnico Oficial de Contas, um especialista em fiscalidade e auditoria, se caracterize como sendo “pouco dado ao diz que diz. Sou de factos, gosto de ser objectivo”.
Mas apesar disso, ou talvez por isso, gosta também de “expôr ideias e discutir pontos de vista", que é uma forma de dizer que aprecia a actividade política.
Corria o ano de 2005 quando Leontina Novo se perfilou para suceder a Acílio Gala na presidência da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro. Falava então o CDS em renovação, acreditando na conquista de mais um mandato autárquico. É de alguma forma partilhando desta esperança que Duarte Novo se candidata, na qualidade de independente, pelas listas do CDS à Assembleia Municipal. Ainda não sabia que chegava à política em fim de ciclo. Seria eleito, não para ajudar a renovar a liderança política do CDS no concelho, mas para integrar a bancada da oposição, onde pouco podia fazer: “Sim, por vezes foi ingrato, Uma ou outra ideia acabou por ser aproveitada, mas de algumas das reclamações que fiz, ainda espero resposta. Mesmo assim valeu a pena porque me deu a pouca tarimba que tenho.”

Tarimba bastante para convocar o apoio de correlegionários que o desafiaram a conquistar a Junta de Freguesia. “O grupo que me acompanhava insistiu, dizendo que era pessoa certa. Mas não foi fácil convencerem-me. Estou em arranque de carreira profissional e tenho pouco mais de um ano de casado.”
Duarte Novo casou, em 26 de Julho de 2008, com Cláudia Patrícia Varandas Oliveira, de Tamengos. Desde então que “ vai vivendo entre os dois sítios, cá e lá. No fim de semana mais por cá, durante a semana pernoitamos por lá. Mas venho a Bustos quase todos dias.”
O “apelo da terra” voltou a falar mais alto. Aceitou o desafio e acabou eleito Presidente da Junta de Freguesia de Bustos, aos 32 anos.

Belino Costa

(Amanhã: DUARTE NOVO: BUSTOS POR DESAFIO)

Sem comentários:

Enviar um comentário