8 de dezembro de 2009

IGREJA [DO S. LOURENÇO] DE BUSTOS ANIVERSARIA (8 DEZ'1964)


A inauguração da igreja já está à distância de quarenta e cinco anos.
Em 8 de Dez'1964 houve festa que foi sentida por quase todos os cantos da diáspora de Bustos.
O Senhor Bispo de Aveiro, D. Manuel de Almeida Trindade, chegaria pelas 14H30 “à igreja velha, vindo pelos lados do Albergue – Azurveira – Barreira – Bustos”. (JB)
“Ao ofertório da missa, cada um dos bustuenses vai levar mais uma ajuda para o termo das obras”. (JB)
A igreja foi construída à imagem do sonho da época. Moderna, mas sem ostentação, sem ouros, sem brilhos supérfluos. A tentar regressar às origens da civilização cristã.

Ao passar o quadragésimo quinto aniversário, será oportuno recordar que foi uma obra amplamente participada pela generosidade da população e amigos de Bustos, com o mínimo de dispêndio em mão-de-obra. Dentre os inúmeros e dedicados colaboradores, destaco:
- Os e as que deram a cara no seu dia-a-dia de labuta [e que não puxavam dos galões];
- P. António Vidal, Manuel dos Santos Vieira, Manuel Simões Ferreira Júnior, Amaro Simões Ferreira, Manuel Francisco Júnior, Manuel António Pereira – da Comissão da Obra;
- Dr. António Vicente; Dr. Jorge Nelson Micaelo; Dr. Manuel dos Santos Pato; Dr. Assis Francisco Rei; Manuel dos Santos Vieira; Manuel Simões Luzio; P.e Vidal – Comissão de Honra.
- Executantes e criativos - Eng.º Manuel dos Santos Pato (Néu Pato); Arq. António Rocha Carneiro; Engº Neftali Sucena; Evaristo Pinto; Mário Martins; José Maria Dias; Manuel do Carmo,e outros nomes que de momento não é possível compulsar. - (a ordem não é arbitrária)
- Decoração Júlio Resende, X Costa, C. Figueiredo (?); Monsenhor Nunes Pereira; Guilherme Tedim; ...
Também estão na lista interminável:
Manuel Micaelo – electricidade
Manuel Marco – marcenaria e carpintaria
Os irmãos Silvério e Jofre Pedreiras com a prestação de serviço das suas camionetas.
Diamantino Caldeira
Manuel Simões dos Santos (Manuel da Barroca)
Manuel António Caldeira
Manuel Alves
...
...
- E à Comissão de Arte Sacra e ao Eng.º Cunha Amaral que impuseram condições para a implantação e aprovação da obra em sítio adequado, conforme já foi publicado.
Hoje, dia de parabéns, poderá voltar a esperança da residência paroquial ser brevemente demolida para ver desafogado o mural do artista açoreano e da Escola do Porto, X Costa, que a parede sul da igreja ostenta. Bem mais complicado será retirar a 'escada do celeiro' que dá acesso ao pórtico da igreja.

Nota: fica para outra oportunidade a fase do encanamento da 'vala da fonte' que um dos protagonistas - Mário Pinto - ainda se recorda com algum pormenor.
--------
(0s dados foram recolhidos do Jornal da Bairrada -JB-, através do serviço BibRia)
(em constução)
sérgio micaelo ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário