27 de dezembro de 2009

HOMENAGEM A JOSÉ ESTÊVÃO - 26 Dez (1809 - 2009)


26 Dez. 1809 - 26 Dez.2009
"Como militar, como jornalista, como tribuno, José Estevam é a mais nobre representação do horror à tirannia"

Simões Dias, 1889
__________

SERIEDADE GOVERNAMENTAL
«Nos antigos Conselhos da França, porque havia tribuna e imprensa, havia mais seriedade, e a seriedade é indispensável em todos os Governos. Pode um Governo qualquer ser forte, arrojado, destemido e arrogante, ter estas qualidades e quantas lhe queiram atribuir: se isso não for sério não é Governo, e a seriedade é mais para ser sentida do que definida.»
O governo de um só homem é o governo mais perigoso de todos os governos; é verdade antiga, mas não é mau repeti-la. A liberdade de imprensa e da tribuna não são feitas para desafogar paixões e contentar ambiciosos: são instituições indispensáveis para opor vontade a vontade, parecer a parecer, opinião a opinião e tirar destas oposições as máximas e expedientes de razão, de justiça e de moralidade, com que só se governam os povos.

SOLDADO FIEL
«Sr. Presidente, estas minhas observações não falsas, são a expressão duma verdade marcada com o cunho da história e da experiência; também elas me não são sugeridas pela minha ambição particular, porque ela está em breve terminada; sirvo há catorze anos o país, passei das brechas da Serra do Pilar para as brechas de S. Bento; numa e noutra parte servi como soldado valente e fiel.»

ESPÍRITO DE IMPARCIALIDADE
«Nós não podemos apresentar-nos decentemente em público se nos deixamos vencer pelo espírito de parcialidade; deste modo não fazemos a justiça que devemos uns aos outros. Eu mesmo cedo de certas fórmulas de discurso e de certa forma de frases, porque quero evitar todo o azedume, quero mesmo, além de justo, ser muito indulgente com os meus adversários, para que eles me façam justiça também; e eu digo que quero ser muito indulgente, respeitando as suas pessoas, que quero ceder mesmo de qualquer direito que me pertença, porque é este um sacrifício que pode ser praticado por um homem público sem, contudo, o desautorizar nem alterar a sua situação.»
(…)

Aveiro, Abril 21’1861
José Estêvão

___________
Extr. de Homenagem a José Estêvão. 26Dez2009 da Editorial Moura Pinto, na comemoração do Bicentenário do seu Nascimento

Sem comentários:

Enviar um comentário