21 de novembro de 2009

BUSTOS EM CUECAS - [1ª exibição] 20.11.1937


... o elenco incluía ao todo dez homens e nove mulheres em cena. O espectáculo foi apresentado nove vezes, sempre com lotações esgotadas e grande êxito. Ditos em palco ficaram gravados na memória colectiva e passaram a fazer parte do refraneiro local.
Transcrito de Arsénio Mota e de NB, em 17.7.09
FERREIRA DA SILVA - «O BRASILEIRO» QUE MUDOU BUSTOS aqui
Bustos em Cuecas tem surgido no NB ou no blogue anterior, por exemplo:
em NB, a 29.8.05 MANUEL SIMÕES LUZIO JR: A HOMENAGEM QUE FALTAVA - 1 aqui
Merece uma consulta o trabalho editado em Bustos - do Passado e do Presente em abril 26, 2005
Memória: “Bustos em Cuecas”, de Paulo Alves aqui

Mas há uma nota que tem passado despercebida.
Manuel Sérgio foi o grande activista para levar à cena a Revista. Os seus vastos conhecimentos junto das tertúlias lisboetas do espectáculo e a troco de uns avantajados cobres trouxe material escrito que serviu de apoio ao «Bustos em Cuecas».
Nada está registado.
Os testemunhos não existem.
O pó nada diz.

Caneca e adepto e contribuinte líquido de Os Belenenses, Manuel Sérgio patrocinou convívios, “estágios” em Bustos de jogadores dos Azuis de Lisboa.
Quando houve a fusão da União Desportiva de Bustos (designação atribuída a Manuel Tavares da Silva), Manuel Sérgio tudo fez para que a UDB fosse filial de ‘Os Belenenses’.

Este pormenor pode ser polémico. Os gavetas podem não aceitar. Mas até agora não há conhecimento da UDB ser filial do Futebol Clube do Porto.
Seja qual for a descoberta, não vai retirar a influência que Manuel Sérgio teve na construção da equipa de futebol de Os Azuis de Bustos.
apesar do esquecimento a que foi votado.

Sem comentários:

Enviar um comentário