3 de outubro de 2009

Acerca dos Barreiros e da oportunidade perdida!!! [André Chambel, CDS]

Quinta-feira, 1 de Outubro de 2009
Acerca dos Barreiros e da oportunidade perdida!!!
aqui

A nossa democracia tem destas coisas...
O problema dos Barreiros de Bustos tem tido a atenção de alguns, mas não de todos. Pelo menos de aqueles que deveriam... E escrevo isto porquê?
A última Assembleia Municipal deste mandato decorreu no passado dia 15 de Setembro. Convocada para discutir a revisão do Plano de Actividades e Orçamento do município liderado pelo PSD demorou o tempo normal destas sessões: demasiado. Como o assunto já só foi discutido pela meia-noite, poucos eram os presentes, para além dos próprios Membros da Assembleia Municipal. O público já quase não existia, a comunicação social tinha-se ido embora, os técnicos tinham sido dispensados, enfim do que ali se passou pouco saiu para o conhecimento dos munícipes e muito menos dos bustuenses...
Como devem saber, quando uma Câmara Municipal pretende candidatar um projecto ao QREN, (os últimos fundos comunitários que virão para Portugal!), tem de ter inserido no seu Plano de Actividades e Orçamento o mesmo projecto e as verbas respectivas para o poder concretizar.
Ora, na última revisão do orçamento da Câmara o que vinha referido relativamente aos Barreiros de Bustos era a implementação do estudo urbanístico dos Barreiros realizado pela Universidade de Aveiro e pelo Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, no valor de 15.000 euros (!!!).
Por isso, e por saber que desde há 3 meses e meio estava aberto um Concurso a Fundos Comunitários que poderia ser a oportunidade para poder ajudar a resolver o problema dos Barreiros de Bustos é que o meu colega de Assembleia Duarte Novo (conveniente referir que candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Bustos) solicitou ao Presidente de Câmara Municipal saber se o executivo iria fazer alguma candidatura com vista à intervenção nos referidos Barreiros.
O Sr. Mário João Oliveira, referiu que o assunto não estava esquecido e que o principal entrave era o facto de os terrenos não serem propriedade da Câmara, sobre a Candidatura nada.
Ora, o que eu venho alertar é precisamente para o alheamento do problema ambiental e de qualidade de vida a que o Sr. Mário João Oliveira diz estar atento e a de que, o mesmo, diz estar de mãos atadas por os terrenos serem de propriedade privada.
Senão vejamos:
O problema dos Barreiros de Bustos tem vindo a ter notoriedade pública desde o boicote às Eleições Europeias de 1994;
Mantém-se na actualidade política desde um pouco antes;
É uma fonte preocupações para a população da freguesia, e do Concelho de Oliveira do Bairro;
É, ou era, inclusivé uma preocupação para o Sr. Mário Belinquete, candidato à Junta de Freguesia de Bustos, como refere o blogue Notícias de Bustos, em artigo de 2007. O que mais me espanta é que ele refere, já nessa altura “com a aprovação do QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional, onde o enfoque em termos de projectos inter-municipais toma agora uma importância acrescida, é tempo dos agentes políticos de Oliveira do Bairro e Vagos se sentarem à mesa por forma a apresentarem um projecto intermunicipal de recuperação urbanística do local”.
Em 2 de Junho deste ano, abriu a possibilidade de ser feita uma candidatura a fundos do QREN (os últimos apoios financeiros da União Europeia para Portugal) de acções e projectos que permitissem a requalificação e revitalização de, precisamente, Zonas Extractivas (!!!) como os Barreiros de Bustos;
Estas candidaturas podiam ir até aos 4 milhões de euros, com financiamento a fundo perdido de 60%, ou seja, de 2.400.000 de euros;
Mais ainda, estas candidaturas permitiam, como diz o seu Regulamento Específico, “Aquisição de terrenos e constituição de servidões, por expropriação ou negociação directa, bem como eventuais indemnizações a arrendatários”, no ponto ii), alínea b) do n.º 1 do Artigo 7.º;
Ora, assim sendo, cai por terra o argumento do Sr. Mário João Oliveira, e demonstra o desconhecimento desta medida de apoio que era pública desde… 2 de Junho (!!!);
Isto demonstra, como o meu colega Duarte Novo fez questão de notar, que o executivo do PSD pareceu não estar preocupado, não esteve decerto atento, ao que estaria disponível, no âmbito do QREN, para a requalificação daquele atentado à segurança e qualidade de vida das populações;
Só procura soluções quem entende que existem problemas.

Espero que com esta informação a população de Bustos saiba escolher quem melhor parece estar preparado e interessado pelos problemas de Bustos e interessado e atento para os poder resolver.


André ChambelNegrito
Membro da Assembleia Municipal,
eleito pelo CDS

Nota 1: A possibilidade de Candidaturas a esta Medida de “REABILITAÇÃO DE LOCAIS CONTAMINADOS E ZONAS EXTRACTIVAS” terminou ontem, dia 30 de Setembro às 18h00.

Nota 2: Tudo o que referi, relativamente à Assembleia Municipal, pode ser verificado pela audição da gravação que fiz dos discursos e que pode ser “sacada”
daqui, seguindo depois as instruções dentro do arquivo.
»»»»»»»»»»»
- NB edita a peça conforme o solicitado por André Chambel.

12 comentários:

  1. Anónimo15:32

    bem melhor do que as Assembleia Municipais do tempo sr. Vitor Rosa que duravam até as 4 horas da madrugada.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:04

    Tudo isto só para dizer que o candidato CDS-PP está preocupado com o problema dos barreiros de Bustos! Por favor sr. André Chambel poupe-nos! É bem notório que se o Duarte ganhar as elecções nunca terá o poder de decisão, porque os VETERANOS DO MESMO PARTIDO estarão sempre presentes. Na lista que apresentam não vemos nada de novo, sempre os mesmos. E até agora,não temos visto que estes veteranos se tenham preocupado com alguma coisa.
    Acho que é hora da mudança. Embora o Mário Rui Belinquete já tenha sido candidato antes, desta vez, tem a força, a energia, a vontade de dinamizar a nossa freguesia e sobretudo o apoio de uma lista jovem que quer para a sua terra o melhor.

    Em relação ao problema dos barreiros, resolvê-la não é assim tão fácil! e todos os candidatos de qualquer partido já tomaram consciência disso. Esta luta deve ser de um povo que deseja o melhor para a sua freguesia independentemente da cor e do partido político, só a união de um povo para vencer batalhas duras.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo01:25

    Está equivocado pois o candidato Blinquete não tem nem força nem energia. Tudonão passa de fogetes para iludir o povo. Felizmente os bustuenses são mais inteligentes do que julgam e vão dar uma vitória esmagadora ao Duarte Novo para dar mais força áquele que tem mais capacidade para traçar os melhores caminhos para a nossa freguesia.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo01:25

    Está equivocado pois o candidato Blinquete não tem nem força nem energia. Tudonão passa de fogetes para iludir o povo. Felizmente os bustuenses são mais inteligentes do que julgam e vão dar uma vitória esmagadora ao Duarte Novo para dar mais força áquele que tem mais capacidade para traçar os melhores caminhos para a nossa freguesia.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo09:24

    Onde está a energia do Duarte Novo?
    Para apostar no Durte NOVO só com uma lista NOVA. Uma lista onde se destacasse melhor o líder e não os aposentados que o acompanham. Se as elecções forem ganhas pelo CDS-PP então vamos ouvir a mesma música 100x sem conta. é virar o disco e tocar a mesma canção. Não admira que a festa no dia 02/10 no Hard bar seja promonitório. As mesmas músicas, as mesmas canções, as mesmas gentes.
    É isso que o povo de Bustos quer?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:11

    pelo menos o Duarte Novo não diz só que é economista, ele é mesmo economista.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo18:28

    Com todo o respeito que tenho do sr. Duarte Novo, acho que a sua lista deveria ser mais credível. Os apoiantes não o ajudam a uma candidatura mais dinâmica. Ele merecia uma melhor equipa, mais jovem e inovadora. Não está em causa as competências académicas do candidato,mas sim, a equipa que o acompanha. Caso o Duarte ganhe estas elecções não passará de um PAU MANDADO.

    Ao contrário da lista do PSD que apresenta pessoas novas, pessoas também com competências, independentemente do grau académico que tenham, mas querem fazer a diferença.
    Pessoas com ideias inovadores viradas para os jovens, adultos e idosos. Pessoas que cativam e que
    acredito que vão fazer a diferença.
    O povo vai dar-lhe essa oportunidade no próximo domingo.

    VIVA ESTA NOVA EQUIPA DO PSD

    ResponderEliminar
  8. Anónimo22:24

    Tanta cantiga. Só é preciso dizer isto aos bustuenses. O Duarte Novo não é mentiroso, ao contrário de outros ele é mesmo economista.

    ResponderEliminar
  9. O tema do post gira à volta dos barreiros de Bustos.
    A intervenção do André Chambel é benvinda, mas empurra as culpas para o PSD, esquecendo as dos mandatos do Acílio Gala, cujos últimos 4 anos foram para esquecer, sobretudo em relação a Bustos.
    Tenho um dossier completo sobre o tema, oferta do então vereador Fernando Silva.
    E que tal perguntarem-lhe das razões do dossier ter ficado na gaveta?
    Já agora, perguntem-lhe mais coisas...
    Nem os anteriores executivos nem o actual avançaram com uma solução:
    O Gala, porque tinha outros sonhos, outras prioridades.
    Este, pelas mesmíssimas razões. As razões de ambos resumem-se a sonhar mal e de forma ruidosa.
    E a gerir mal os recursos financeiros, esbanjando nas chamadas "obras do regime".
    **
    Há outra vergonha, igualmente imputável aos executivos Gala e ao actual: a do Bairro Económico do Cabeço.
    Falem com as pessoas, o cidadão comum de Bustos e verão como estão revoltados com o esquecimento do bairro.
    Falo dos que pouco ou nada têm. Não falo dos poderosos e aspirantes a tachos, que estes, estão-se nas tintas e devem achar que toda a gente é rica ou tem pai rico.
    O PSD abandonou o processo, segundo informações recolhidas na campanha eleitoral.
    Haja vergonha!

    Falo do assunto num texto de apoio, citado no http://bustos-em-primeiro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Milton Fontes15:56

    Nesta nova era da informação que vivemos, dos blogues e das redes sociais, não deviam os candidatos estar também eles a participar das discussões? Estar em diálogo directo com as críticas e os comentários? Dar-nos-iam certamente uma visão clara das suas personalidades e da robustez das suas propostas.

    Lanço este repto.

    ResponderEliminar
  11. Repto aceite.

    Meu Caro Milton Fontes, a Equipa de Oliveira do Bairro no Coração, aceita o seu repto e estará disponível, juntamente com os candidatos de várias das suas equipas candidatas aos órgãos autárquicos a responder às questões de todos os interessados, na próxima Sexta-feira, das 19h às 20h no seu endereço de twitter (http://twitter.com/obnocoracao).
    Basta adicionar como seguidores do painel de twitter do OB no Coração e lá os esperamos na Sexta-Feira.

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. É agora que adiro ao Twitter! :) Sexta-Feira lá estarei.

    Mas apareçam também nas discussões que vão ocorrendo em blogues como este!

    ResponderEliminar