1 de outubro de 2009

ELEIÇÕES: QUAL DELES SERÁ PRESIDENTE?

Há uma nova geração a assumir responsabilidades na vida política da nossa freguesia. Uma geração qualificada e com uma experiência de vida mais rica e vasta do que a de gerações anteriores. Uma geração que já não conheceu o tempo da ditadura. Estes candidatos são já produto da democracia reconquistada com o 25 de Abril. Vale a pena sublinhar este momento, porque é muito bom sermos livres. É bom podermos escolher quem vai dirigir os destinos locais. Ter orgulho da nossa DEMOCRACIA e na tradição republicana bustuense.

Mário Belinquete e Duarte Novo

Os dois candidatos com reais possibilidades de conquistarem a presidência da Junta de Freguesia são Duarte Novo, 32 anos, (CDS) e Mário Belinquete, 41 anos, (PSD).
O confronto é tão difícil quanto interessante. Mário Belinquete, economista com experiência profissional, ex-presidente do Orfeão, quer reconquistar a Junta para o PSD, terminando com uns longos 12 anos de travessia do deserto. Duarte Novo, um licenciado em economia especializado em fiscalidade, actual presidente do Orfeão, quer conquistar o quarto mandato consecutivo para o CDS, prosseguir a obra de Manuel Pereira, que ainda não se despede da vida política activa. É o quarto da lista, o que poderá significar a Presidência da Assembleia de Freguesia.
Áurea Simões, na qualidade de independente, é candidata a ocupar a presidência da Assembleia pelo PSD, que assim aposta no reconhecido prestígio da presidente da Sóbustos.
Os dados estão lançados a campanha está na net e na rua, com cartazes, panfletos, muito contacto porta a porta e “sessões de esclarecimento” realizadas em casas particulares nos vários lugares da freguesia.
No que diz respeito à campanha há só uma dúvida. Saber se CDS e PSD vão realizar alguma sessão de esclarecimento à “moda antiga”, em local público devidamente propagandeado, com bandeiras, discursos e emoção, ou se ficarão pelas sessões de pátio para convidados locais?

Belino Costa

Nota: De acordo com uma correcção introduzida no site da campanha do PSD, no dia 4 de Outubro, Mário Belinquete não é economista mas sim, Gestor de Sistemas de Energia.

LISTA DO PSD À ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE BUSTOS
(Os dez primeiros)

Mário Rui Belinquete, gestor de sistemas de energia;
Regina Alves, gestora (independente);
David Arroz, reformado;
Áurea Simões, enfermeira (independente);
Carlos Santos, empresário de construção;
Plácido Carriço, empresário de construção;
Antília Rosa, professora;
João Duarte, comercial;
Mário Migueis;
Elizabete Cardoso, economista

LISTA DO CDS À ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE BUSTOS
(Os dez primeiros)

Duarte dos Santos Almeida Novo, 32 anos, economista;
Mário Fernando Pereira Grangeia, 57 anos, agricultor;
Florinda Maria Barreiro dos Santos Gomes, 74 anos, aposentada;
Manuel da Conceição Ferreira, 63 anos, industrial;
Manuel António Tavares Romão, 71 anos, comerciante;
Maribel Oliveira Ferreira Almeida, 42 anos, comerciante:
José Simões Freitas, 66 anos, professor reformado;
Luiz Ferreira Gala, 34 anos, escriturário;
Ana Rosa Vieira Ferreira, 41 anos, técnico Oficial de Contas;
Noé Vilar dos Santos, 39 anos, empresário.

20 comentários:

  1. Anónimo05:04

    Este ano a concorrencia e forte em Bustos,mesmo nao sendo de cualquer dos partidos em questao e sabendo de ante mao que para a junta nao se votao em partidos ,mas sim nas pessoas,acredito que o psd tem todas as possibilidades de ganhar estas eleicoes,tem uma lista forte e credibel,espero que o povo de Bustos,mude de actitude en relacao ao que tem acontecido nas ultimas eleicoes e opte pela mudanca...muitas felicidades aos candidatos e muita sorte...Carlos Migueis...Toronto,Canada

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:06

    Sem dúvida, a aposta no candidato do PSD é uma aposta ganha, é um candidato excelente que pode fazer triunfar Bustos no seu melhor! E viva o Belinquete!!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:06

    economista com experiência profissional??? um licenciado em economia especializado em fiscalidade??? 12 anos de travessia do deserto??? reconhecido prestígio da presidente da Sóbustos???

    Alô é do inimigo? Podió chama-lo? Obrigado!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19:15

    Queria felicitar o candidato, Mário Rui, pois conheço-o há alguns anos e penso que poderá ser uma pessoa importante numa Junta de Freguesia.
    Esta atitude do amigo demonstra a capacidade que teve em resolver a sua vida pessoal e profissional.
    De facto, quando o conheci há 2 ou 3 anos atrás, (pois frequentámos um Curso de Formação Profissional para desempregados, promovido pelo IEFP de Águeda)andava bastante desagradado com o facto do despedimento e, neste momento, parece que tirou um novo curso e arranjou um novo emprego...

    Força Mário, eu estou contigo!

    João Carlos, Catraia de Assequins (Águeda)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo19:43

    Então é o quê?...Eng. de domingo?!...Fiscalista?!...Frequentou as novas oportunidades e teve direito a um computador “Magalhães”….esclareçam-me por favor.
    Mas então é economista ou não?
    Desde quando ser político é uma profissão…melhor um político é especialista em quê, saber fazer o quê?! Aquele senhor de Assequins está equivocado quanto a isso, assim como a maioria dos portugueses….pobre Portugal.
    Afinal o homem quer é tacho…certo?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo02:45

    Depois do último comentário ainda mais confuso fiquei. Então quem é tem mais experiência e quem é licenciado e quem não é. Ou afinal são os dois, como parece do post.ou então é mais uma questão de barro e de paredes...

    ResponderEliminar
  7. Paulo Figueiredo14:33

    Economista com experiência profissional?! É preciso esclarecer onde tirou o curso e qual a sua experiência pessoal como economista.

    Esta mensagem do João Carlos, Catraia de Assequins (Águeda)deixa no ar a suspeita que o Mário Belinquete nos anda a mentir a todos quanto às suas qualificações: se for verdade é muito grave e indigno do cargo que for ocupar (junta ou assembleia).

    ResponderEliminar
  8. Anónimo18:50

    O Senhor Paulo insiste na técnica da suspeição e do insulto, ainda não percebeu que isso não resulta. Então andaram jornais e televisões a atacarem o caracter do Sócrates anos a fio, chamaram-lhe tudo, até homo, vieram com o ridiculo da axficia democrática e no fim o Homem ganha as eleições.POrquê? Porque não somos estúpidos e enquanto uns fazem outros dizem mal.

    Não senhor Paulo, não é a colar narizes de pinóquio nos adversários que se faz política.Os bustuenses não merecem que nos tente infestar com os seus ódios.

    Viva o Belinquete!Viva o Duarte Novo! São duas boas pessoas.

    ResponderEliminar
  9. Paulo Figueiredo14:36

    Caro anónimo das 18:50,

    não insultei ninguém e não abdico de saber a verdade sobre as dúvidas das qualificações técnicas e profissionais dos candidatos a cargos públicos (a sua vida privada não me interessa nada). Não confunda alhos com bugalhos.

    Imagino o que sucederia se por acaso insultasse os candidatos. Parece que há quem espere isso mas, eu sou uma pessoa muito bem educada e não tenho pena alguma em desiludir as pessoas que esperam uma desculpa para se vitimizarem.

    Aliás, nem vejo onde está o mal em saber se é verdade ou não que o candidato é, ou não, economista. Sinceramente, não sei se é ou não, não sei em que ano tirou o curso, ou se não tirou ou, em que faculdade frequentou ou teria frequentado.

    Se assim for, ou não, fica o exemplo: isto é como qualquer emprego, para escolher o melhor candidato não basta a cor da gravata ou o feitio do pin, é preciso conhecer o curriculum dos candidatos a jogo.

    Para terminar, quem acusa outra pessoa de insultos deveria se identificar. Respeito todos os escritos em anonimato mas acho que há limites que a educação e o bom senso deveriam traçar! Julgo que foi um "lapsus linguae" que qualquer pessoa com a minha capacidade de tolerância pode relevar.

    Um abraço sincero do
    Paulo Figueiredo

    ResponderEliminar
  10. Anónimo14:52

    Depois de ler todos estes comentários. Pergunto-me Qual é o assunto principal em questão?
    Por favor pessoas crescam!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo19:14

    Caro Paulo Figueiredo, apoio e admiro a sua atitude. Não ofendeu ninguém. parabéns.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo01:51

    Além do curso é importante sabe-se o que faz na vida.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo11:34

    Sr. Dr. Paulo Figueiredo, gostaria de o ver como cabeça de lista num dos partidos.Pense no assunto para as próximas elecções. Talvez do PSD que já pertenceu, ou pertence!? NÃO SEI, ou do CDS-PP que apoia nestas elecções mas que não quer que ninguém saiba,ou não apoia!? CONFUSO. de certo, O senhor como cabeça de lista de algum partido seria interessante vê-lo a defender politicas erradas na nossa freguesia.

    ResponderEliminar
  14. Paulo Figueiredo14:45

    Caro anónimo das 11.34

    como católico, não praticante, que sou, só lhe posso dizer que o futuro a Deus pertence.

    Agradeço a vontade de me ver como cabeça de lista, quando a altura chegar vou pensar no assunto, quer como cabeça de lista, como para encontrar o melhor candidato para Bustos.

    Sim, sou do PPD/PSD, tal como 60% da população de Oliveira do Bairro. Quando entender isso talvez entenda porque tem o PSD tanta dificuldade em se afirmar definitivamente no Concelho.

    Quanto a quem apoio penso que é público e notório (o povo de Bustos sabe porque me tem visto nos locais que entendo dever estar) mas, para que não haja dúvidas, na altura certa, já que parece ser do interesse das pessoas, esclarecerei o meu sentido de voto, acabando com algumas preocupações e outras confusões.

    Quanto às minhas ideias para a freguesia, não sei se estão erradas, mas uma coisa tenho a certeza, não me verá como outros a achar que são as únicas que estão correctas.

    Espero que esteja mais esclarecido e menos CONFUSO.

    ResponderEliminar
  15. JUSTICEIRO23:20

    Sr. Dr Paulo Figueiredo. Para quê tantas questões acerca do curso. Quer saber em que ano e em que faculdade é que o Sr. Dr. Belinquete tirou o curso. Já agora tb pode colocar aqui em que ano entrou na faculdade, ano que saiu, as suas médias, a faculdade, etc... Acho que essas questões são superfulas, interessa sim é a determinação, Honestidade, e a predisposição para trabalhar por um Bustos melhor nas cores do PSD. Basta de apregoar que se é do PSD se depois se trabalha para o CDS, e quem sabe se vai votar CDS, pelo menos o seu suposto candidato diz à boca cheia que é no Acílio Gala que ele vai votar. Na minha opinião quando alguém se diz do PSD e é militante, mesmo que discorde do rumo, ou se vota PSD ou se abstém. Chega de politiquices de Bolgs...

    ResponderEliminar
  16. Paulo Figueiredo00:57

    Para dizer tanta asneira mais valia se identificar. Entendo o porque de escrever em anónimo: no seu caso eu também teria vergonha em me identificar.

    Queria que me abstivesse? Pois mas, eu não sou de me abster. Obviamente que não poderei votar num candidato que se apresenta como sendo o que não é e ficamos sem saber afinal o que é. Por ser PSD e defender esses princípios é que não posso votar em quem engana o povo.

    Quanto às minhas qualificações, se fosse identificado teria todo o gosto em lhas mostrar. Até lhe tirava uma cópia para pendurar numa parede mais vazia lá de casa se o desejasse.

    Pode não acreditar mas, entendo a sua dor, acredite que a partilho do fundo do coração. É mesmo aborrecido descobrir a meio da campanha que afinal estavamos todos enganados relativamente ao candidato do nosso partido. Por isso, terei de votar noutro candidato.

    Enfim, não sei porque está tão preocupado? Afinal, eu só voto uma vez! E ESSE VOTO É EM QUEM EU QUIZER!!!

    ResponderEliminar
  17. Paulo Figueiredo00:08

    Obviamente QUISER!!!
    Dooh...

    ResponderEliminar
  18. Anónimo13:25

    Fui convidada pelo PSD para a ultima sessão de esclarecimento, porque tinha a esperança de ficar esclarecida em algumas questões, mas felizmente muito falaram e nada disseram, os esclarecimentos foram todos feitos na base da mentira só assim é conseguem fazer politica, é lamentável porque tem o mínimo respeito pelo POVO , é o povo que VOTA, RESPEITEM O POVO.
    TENHAM VERGONHA NA CARA ……

    ResponderEliminar
  19. Anónimo10:42

    Já que falaram da ultima sessão de esclarecimento do PSD eu também estiva lá e é vergonhoso a abertura da mesma, começaram por atacar o CDS/PP por causa de uma visita que fizeram na escola para deixar lembranças as crianças, eles só fizeram isso porque foram lembradas as crianças., mas o PSD só consegue fazer politica suja é o que tem vido a demonstrar durante a campanha, até o cabeça de lista é a maior mentira, ele esta desempregado desde 2002, por favor tenham um pouco de vergonha e respeito pelas pessoas.
    Voltando ao assunto das crianças, eu em casa tenho 2 netinhos e há quatro anos atrás os meus receberam do PSD uma lembrança semelhante, este ano por ter sido o CDS/PP a oferecer foram criticados, isso só indica o baixo nível da equipa de PSD.
    Se quiserem posso fotografar a lembrança do PSD as crianças e enviar é só pedir.
    Cada vez me convenço que o CDS/PP e PS fazem uma política limpa sem mentiras.
    Abaixo o PSD…..
    ABAIXO PSD chega de mentiras…….

    ResponderEliminar
  20. JUSTICEIRO19:28

    Viva o PSD

    ResponderEliminar