24 de setembro de 2009

4-BARREIROS DE BUSTOS: UMA PREOCUPAÇÃO

Por Mário Belinquete

(Nota Prévia: Em 2007 o actual candidato à Presidência da Junta pelo PSD, Mário Belinquete, pronunciava-se no NB sobre os Barreiros de Bustos, na sequência de ali terem sido despejadas galinhas mortas, como se o local fosse uma lixeira. Esse texto ganha agora especial importância porque nos dá conhecer a posição do candidato à liderança da freguesia.)


“O problema dos Barreiros de Bustos, é uma questão que nos deve preocupar a todos. Preocupação essa que deve assentar em duas orientações estratégicas: a primeira afecta a uma solução possível para o problema; a segunda tão mais importante, prende-se com a minimização do impacto ambiental, criado pela de falta de cidadania de algum do nosso povo. Se a solução para o problema não pode passar pela nossa única intervenção, compete-nos a todos nós sensibilizar e relembrar o poder político autárquico, para o problema que devem manter na agenda política com um índice de prioridade bastante elevado, a apresentação de uma proposta para a requalificação da mesma zona no âmbito da Administração Central, por forma a em breve poder ser comparticipado no quadro do PIDAC um projecto de intervenção nesta zona. Mais, neste momento com a aprovação do QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional, onde o enfoque em termos de projectos inter-municipais toma agora uma importância acrescida, é tempo dos agentes políticos de Oliveira do Bairro e Vagos se sentarem à mesa por forma a apresentarem um projecto intermunicipal de recuperação urbanística do local.


A falta de cidadania de algum do nosso povo, essa sim já poderá ser melhor controlada por todos nós. Perguntarão como? Em primeiro lugar, desenvolvendo acções de esclarecimento junto dos nossos familiares e amigos, no sentido do esclarecimento destes sobre os malefícios decorrentes da deposição de lixos nesta zona. Penso que muitas das acções de deposição se prendem com questões de ignorância do nosso povo.Uma segunda acção importantíssima afecta a esta causa diz respeito à acção de vigilância que a todos nós diz respeito, no sentido de quando da detecção de alguma situação anómala, comunicarmos os factos a quem responsável, por forma a que os prevaricadores, possam ser punidos e destas acções decorrerem também acções de sensibilização afecta à punição ocorrida.Não devemos pois ter medo de denunciar casos como o que recentemente ocorreu, pois em alguns casos a punição é a única forma de sensibilizar algum do nosso povo menos esclarecido.Cabe-nos a todos nós sermos parte da solução e não do já problema existente.


Mário Belinquete
(18-01-2007)

2 comentários:

  1. Realmente é importante conhecer a opinião deste candidato sobre o assunto. Pena é que ele não a consiga fazer compreender pelo actual executivo camarário.
    Porquê perguntam vocês?.... Fácil, eu respondo, porque o actual executivo camarário não quer saber dos ditos barreiros porque são propriedade privada, perdendo assim a possibilidade de apresentar uma candidatura para a recuperação dos mesmos, que acaba a 30 de Setembro...
    Pois é não custa prometer em campanha, custa sim fazer quando ~lá estão....

    ResponderEliminar
  2. Pedro Pereira18:19

    A laboração das explorações está subordinada à legislação existente e é tutelada pelo ME (segundo o novo dec.-lei 340/2007) porque as mesmas (aqui de Bustos) possuem características - dimensão, potência utilizada, nr de trabalhadores que assim as definem.
    Não sei o ponto de situação actual mas julgo que os EIA estarão concluídos e tudo devidamente legalizado, de todas as empresas.(?)
    Se o desmonte está-a-ser-realizado-ou-não conforme o plano de lavra é outra questão, mas aí a fiscalização compete as autoridades que a tutelam.

    Não visualizo como é que os poderes políticos locais podem ter uma intervenção activa senão s_ó_ em parceria/acordo com os proprietários privados, já que não têm autoridade e competência sobre estas matérias (quer concordemos ou não).
    Já agora as acções de reabilitação/requalificação da área estão previstas nos EIA e está prevista uma verba 'cativa' para esse efeito.

    ResponderEliminar