28 de setembro de 2009

CÂMARA MUNICIPAL : DOIS GALOS PARA UM POLEIRO

A campanha eleitoral para as autarquias tem hoje o seu início oficial. No nosso concelho a luta pela liderança do município, em boa verdade, envolve apenas dois contendores, o actual presidente Mário João Oliveira (PSD) e o ex-presidente, Acílio Gala (CDS). Longe desta corrida o Partido Socialista aspira eleger um vereador, já que nas últimas eleições ficou a escassos 232 votos de o conseguir.



DO REGRESSO DE GALA…

A vida política concelhia e as presentes eleições ficarão marcadas pelo regresso de Acílio Gala (CDS/PP), agora com 79 anos. Coragem não falta ao homem que ao longo de 16 anos chefiou a governação do nosso concelho e que, em 2005, se retirou para dar lugar aos mais jovens. Agora acredita ser capaz de devolver a presidência da Câmara ao CDS.


Acílio Gala apresenta-se com o lema “Oliveira do Bairro no Coração.” Numa carta aos munícipes confessa: “Durante os últimos 4 anos, tive tempo para recuperar novas forças, viver mais intensamente com a Família, ler livros que não tive tempo para ler enquanto autarca, tirar as lições das vivências anteriores e analisar eventuais erros cometidos. Acompanhei também de modo atento e com muita preocupação os últimos 4 anos de gestão do actual executivo camarário. Aproveitei ainda o tempo para escrever um livro, intitulado o DEVER DA MEMÓRIA, onde procurei reflectir a cultura do povo do nosso Concelho, com vista a contribuir para a valorização do exercício da Cidadania. Em breve, apresentarei o livro.”
Quanto ao futuro apresenta algumas certezas e duas promessas objectivas: “No que respeita à VISÃO, ao que queremos para o futuro, temos a vontade, a imaginação e o saber para que o concelho recupere e descubra novos caminhos:
- além da implantação e funcionamento – com a maior brevidade possível -, da Escola Profissional da Bairrada, desenvolveremos parcerias com a Universidade de Aveiro;
- disponibilizaremos recursos financeiros e materiais para a criação de um Pólo Tecnológico que seja, de facto, um espaço de inovação e de atracção de talentos e investidores para o Concelho e empresas aqui instaladas.”



… À RE-ELEIÇÃO DE MÁRIO JOÃO

Do outro lado o actual presidente, Mário João Oliveira, 48 anos, com o lema: “Reforçar a Mudança, Garantir o futuro”. Depois de ter conquistado a Câmara com maioria absoluta, o PSD pretende agora conquistar a maioria da Assembleia Municipal, o que não aconteceu nas anteriores eleições.

De acordo com o relato da Região Bairradina o candidato do PSD acredita que o partido irá conquistar a Câmara, assim como todas as juntas de freguesia do Concelho.

“Hoje, quatro anos depois, estou aqui, com tanta ou mais convicção que há quatro anos atrás”, salientou, considerando que “hoje conhecemos o concelho por dentro e podemos desenvolver projectos nossos com estratégia e visão de futuro”. Uma das principais bandeiras do executivo social-democrata foi a Educação e “vai continuar a sê-lo”, assegurou Mário João que falou do que foi feito a este nível no concelho e dos centros escolares que se encontram em construção.
A área social vai merecer uma atenção especial no próximo mandato. “Vai ser criado um Piquete de Pequenas Reparações”, adiantou. A futura Escola Profissional da Bairrada, promovida pela Fundação Almeida Roque, é outro dos projectos que irá avançar. O candidato pretende duplicar a área de superfície das actuais zonas industriais de 4 para 9 por cento, assim como lutar por um acesso à auto-estrada do norte, na zona de Vila Verde. Um dos projectos que poderá arrancar ainda este mandato é o da Casa da Cultura de Oliveira do Bairro, cujo orçamento ronda os quatro milhões de euros. Quanto à Alameda da Cidade assegurou que vai ser o PSD que irá realizar a obra.”

Sem comentários:

Enviar um comentário