21 de setembro de 2009

1-BARREIROS DE BUSTOS: A POSIÇÃO DA CDU

“Desde longa data que os barreiros de Bustos constituem uma preocupação para a CDU, motivando intervenções na Assembleia Municipal, reuniões e visitas de deputados, propostas de inclusão de verbas do Orçamento de Estado para a resolução do problema, entre muitas outras iniciativas. Aliás, deve-se em grande parte às denúncias e acções dinamizadas pela CDU contra as intenções existentes na altura, que estes não estejam transformados em lixeiras de resíduos perigosos.

Na sequência das denúncias e das lutas levadas a cabo pela população, chegou a ser elaborado um protocolo tendo em vista a recuperação dos barreiros, envolvendo nos estudos efectuados a Universidade de Aveiro e o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro.
Contudo, apesar de ter passado a constar das promessas eleitorais de todos os partidos, a verdade é que tudo continua na mesma e à mercê de crimes ambientais, como o que ocorreu recentemente com o lançamento a uma das lagoas de cerca de meia centena de aves mortas.
Falta de vontade política para resolver o problema ou, quem sabe, vontade de retomar a velha intenção de transformar os barreiros em depósito de lixos perigosos? As dúvidas são legítimas, pois, de outro modo, não se explica que PS, PSD e CDS, os mesmos que prometem sempre que vão resolver tudo, tenham chumbado, sistematicamente, as propostas que o PCP tem apresentado em PIDDAC para a resolução do problema.
A CDU não vai deixar que o problema seja esquecido. Os barreiros, tal como estão, constituem um problema ambiental que pode ser grave. Uma requalificação da zona dos barreiros é necessária não só para eliminar perigos como é necessária para aproveitar as potencialidades que as lagoas criadas podem oferecer como espaços de desporto e recreio e, até, para aproveitamento da água neles armazenada."

http://cduob.blogspot.com/2009/09/barreiros-de-bustos-para-quando-sua.html

Sem comentários:

Enviar um comentário