15 de agosto de 2009

Imagem regressa à sua Capela

(vista actual do interior da Capela)

Bem pode dizer-se que as Festas em Honra de S. Lourenço - 2009 apenas se completam hoje, sábado.
Depois da missa das 20H00 terá início uma procissão de velas, presidida pelo Sr. Padre Arlindo e acolitado pela Confraria da Cruz do Senhor, procissão que seguirá até à Barreira.
O Povo de Bustos está convidado a participar na procissão e na cerimónia de entrega da imagem à Família Dr. Pedro Vaz Serra, actual titular daquela que começou por ser a "Capela dos Ferreiras" e que, a partir de 1918, fomos conhecendo como "Capela Dr. Santos Pato".
Os actuais donos do imóvel manifestaram o seu desejo de receber e franquear as portas a todos quantos desejem acompanhar o cortejo que conduzirá a imagem do Santíssimo Imaculado Coração de Maria, Padroeiro da Capela, à sua casa-mãe.
As razões do grande empenhamento da Comissão de Festas são simples, lineares.
Trata-se de "ir à raiz das coisas. Ser solidários com as gerações passadas. Criar diálogos. Encantamentos. Olhares inteligentes. Sentimentos de pertença. De identidade.
Enfim, ligar as pessoas ao seu património".

E assim fecharemos com chave de ouro as Festas do nosso encantamento.
____
- O texto em itálico reproduz o prefácio do trabalho que a Comissão de Festas publicou sob o título "A CAPELA DOS FERREIRAS DA BARREIRA".

7 comentários:

  1. Anónimo20:42

    caro amigo Oscar Santos queira me dizer aonde fica a capela de Nossa Senhora na Barreira eu lhe estou a perguntar porque eu nasci na Barrreira.Lhe vou fazer outra pergunta tem uma foto da escola de Bustos com muitos alunos com o professor Pires que era de Samel e eu estudei com ele de 1950 a 1954 seria possivel identificar o nome de alguns meus colegas de aula,pois estou no Brasil a 47 anos eu tenho o meu primo Mario pinto que mora na Povoa. Adues um abraço ate breve

    ResponderEliminar
  2. Jonine23:31

    Que bom seria se os alunos pudessen ser identificados, porque eu tambem estudei com o Senhor Professsor Pires nos anos de 1950 a 1954, imigrando em 1959.
    JB

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18:06

    Jonine. bom dia ou boa tarde ou boa noite conforme aonde estejas morando, este é o teu nome e em que lugar tu moravas na nossa linda vila de BUSTOS,nós andamos juntos na escola com o Senhor Professor Pires,nos anos de 1950 a 1954,eu sou nelson vieira,morava na barreira,imigrei para o brasil em 25/12/1961,um abraço deste vosso amigo até um dia

    ResponderEliminar
  4. Jonine21:33

    Ola Nelson!
    Eu nasci no Cabeco e sou filho do Arnaldo Barreiro "ja falecido" que tinha a oficina de serralharia "ferreiro" no Cabeco. Imigramos para os Estados Unidos "California"em Dezembro de 1959. Desculpa mas nao me lembro do teu nome, qual era o nome dos teus pais?
    Adeus ate a proxima, e muita saude.
    Jonine.

    ResponderEliminar
  5. Só hoje vim aqui e topei os comentários dos bustuenses derramados pelo mundo.
    Mal possa, procurarei dar resposta, pois tenho as fotos (já editadas no NB). Dou um volta pela terra e alguém há-de saber os nomes da malta toda do tempo do Antero (o Tero da Póvoa, que está muito doente nos EUA), pois só identifico meia dúzia.
    Quanto à capela, trata-se da capela que sempre conhecemos pelo nome do Dr. Pato ou Santos Pato.
    A capela está integrada na casa que foi dele e que foi comprada recentemente e completamente restaurada. A procissão de velas conduziu a imagem do Santíssimo Imaculado Coração de Maria à sua casa-mãe.
    Foi outro dos "mimos" da Comissão de Festas.
    Se me disserem o vosso endereço, terei muito gosto em enviar-vos um exemplar da publicação editada pela Comissão sobre a história da capela.
    Quanto ao Jonine do Cabeço, penso tratar-se do afilhado da minha mãe.
    Certo ou errado?
    Um abraço do
    Oscar

    ResponderEliminar
  6. Jonine22:41

    Muito certo Oscar!
    Ainda fui visitar a tua mae, "minha madrinha"o ano passado quando estive ai em Bustos de visita. Ela andava no quintal a regar quando eu entrei. Desde 2002 estive ai 4 vezes de visita a Bustos e a familia e sempre a vou ver. Tambem falei com o Padrinho "assim como eu lhe chamava", no ano antes dele falecer.
    Parabens pelo bom trabalho que fazes, tenho a certeza que todos os imigrantes Bustuenses ficam satisfeitos com as tuas reportagens.
    Um abraco e beijinhos para a madrinha e um abraco para ti.
    Jonine

    ResponderEliminar
  7. Só li agora.
    Agradeço.
    Temos de ser uns pelos outros.
    Temos de ser solidários.
    Bustuenses.
    E de saber olhar prá nossa Terra.
    E de contribuir para que ela ande para a frente,
    que, para trás,
    mija a burra.
    Aquele abraço.

    Vão sair no NB mais fotos das FESTAS DE BUSTOS EM HONRA DE S. LOURENÇO.
    - O título de "Festas de Bustos" foi sugerido pelo Virgílio Ferreira, um simpático membro da Comissão. Recuei, porque os velhos e as velhas do Restelo não paravam de nos morder pela calada.
    No fim, calámo-los a todos.

    Toma, que já almoçaste!
    Os festejos foram um sucesso estrondoso!
    Foram as verdadeiras FESTAS DE BUSTOS!

    ResponderEliminar