28 de julho de 2009

FUSOS CERÂMICOS DA IGREJA DE BUSTOS. UMA IDEIA DE MÁRIO MARTINS – 3 (CONCLUSÃO)

FUSOS CERÂMICOS DA IGREJA DE BUSTOS. UMA IDEIA DE MÁRIO MARTINS – 3 (CONCLUSÃO)

Iniciada a visita à Fábrica, airosamente edificada com os tais fusos cerâmicos, fomos muito bem recebidos pelo Sr. Major Eng.º Ramires e um outro Engenheiro, técnico de cerâmica e responsável pela produção.
Como o Sr. major Ramires, além de ser oficial de Engenharia, era também engenheiro civil.
O Sr. Eng.º Pato sentia-se em casa e mostrou-se encantado com o resultado dos fusos cerâmicos em obra feita… O Sr. Padre Vidal era um homem feliz. Como se tornara lindo o brilho dos seus olhos! E como era eloquente o silêncio do Sr. Vieira!
Terminara a visita à parte fabril, dirigimo-nos até ao Gabinete Técnico onde o Sr. Eng.º Pato mostrou o projecto da Igreja. Estendidos vários desenhos em cima de um grande estirador, o Sr. Major Ramires, após troca de opiniões técnicas, disse que, caso optassem por aquele tipo de material, todo o projecto seria adaptado lá no Gabinete, sem qualquer encargo para o Sr. Padre, com excepção da estabilidade que era da responsabilidade do Sr. Eng.º Pato.

Seguidamente visitámos o Grémio da Lavoura de Abrantes, uma vivenda do Sr. General Godinho, no Tramagal e outros edifícios que deixaram maravilhados o Sr. Padre Vidal, o Sr. Vieira e até o Sr. Eng.º Pato que se mostrava uma pessoa satisfeita e que modificou por completo o ar sisudo que o tinha acompanhado alguns tempos antes.



A tarde já ia adiantada e o citroen de dois cavalos rumou até Bustos.


Decorridos alguns dias, passei pela Neo-Cerâmica onde contactei com o Sr. Major Ramires que me informou estar tudo combinado com a equipa de Bustos e que já iam enviar o material. E mais ainda: que mandavam um técnico com operários da Fábrica e vários outros materiais indispensáveis à colocação perfeita dos fusos. Além disso, acrescentou aquele Major, que já tinha dito ao Sr. Padre Vidal que não se preocupasse com o pagamento, pois só liquidaria a conta quando obtivesse o dinheiro.
Foi este, mais ou menos, o meu modesto contributo para a construção da Igreja de Bustos
Penedos, 24 de Julho de 2009
a) Mário Martins


---
Nota do editor:
Da bibliografia conhecida e de conversas havidas com intérpretes da aventura da construção da igreja, foi sempre estabelecido um elo de ligação do P. Vidal com militares no aparecimento da novidade, a aplicação dos fusos cerâmicos em substituição do betão. Os contornos como foi processado o encontro foram cobertos pela poeira do esquecimento que atingiu os protagonistas do Gabinete do Eng.º Néu Pato, Águeda.

Ao navegador Mário Martins que "trouxe" os fusos cerâmicos para Bustos. Um bem-haja.

A edição do depoimento só foi possível graças ao apoio de Arsénio Mota; Maria Prazeres; JoaQuim Tavares. Só as cumplicidades de Alberto Martins, Isaura Vieira, Maria Prazeres e Sérgio Pato permitiram ilustar a 3ª parte do depoimento de Mário Martins.

Um agradecimento pelo empréstimo das imagens.

sérgio micaelo ferreira
_______________

No comentário de Luís Sirgado que NB agradece, está: " Das pessoas que referenciam já faleceu o Sr. Eng. Vasco Ramires e o Sr. Eng. Luís Bairrão ainda vive em Tramagal."

Sem comentários:

Enviar um comentário