3 de julho de 2009

FILHA DE BUSTUENSES CANTA O FADO


Oriana Pataco

A luso-americana Nathalie Pires actua este sábado, 11 de Julho, em Klagenfurt, Áustria, ao lado do saxofonista e pianista Tim Ries.

Chama-se Nathalie Pires, tem 23 anos, raízes em Bustos, Oliveira do Bairro, e partilha o palco, no próximo sábado, dia 11, com o saxofonista e pianista Tim Ries.
O convite para um espectáculo de jazz e fado em Klagenfurt, Áustria, surgiu do próprio saxofonista dos lendários Rolling Stones. Tim Ries não ficou indiferente à apresentação da fadista em Manhattan, daí nascendo o seu envolvimento em projectos de jazz e actuações ao vivo com Tim Ries e sua banda. A mais recente aconteceu no Highline Ballroom, em New York, no dia 26 de Junho.


Nathalie Batista Pires é filha de Telmo Pires e Isaura Batista Pires, ambos nascidos em Bustos, com residência em New Jersey, EUA. A música corre-lhe nas veias. O pai, Telmo Pires, é músico, autor, compositor e foi vocalista de vários conjuntos musicais nos Estados Unidos durante 15 anos. A filha Nathalie passou grande parte da infância dormindo atrás do palco, fazendo das caixas dos sintetizadores uma cama improvisada, enquanto o pai actuava. Com seis anos, pisou ocasionalmente o palco com o pai, e ainda como solista aos nove. "Cresceu numa casa onde o fado foi sempre apreciado, respeitado e ouvido com devoção", admite o progenitor.
Apesar de ter nascido nos EUA, Nathalie Pires tem também a nacionalidade portuguesa e é com orgulho que se se considera bairradina. No seu sítio , a artista dá a conhecer a sua biografia, a evolução da carreira e a agenda, cada vez mais preenchida.
"Corre-me o fado nas veias"
A fadista de Perth Amboy, New Jersey, fiel intérprete da "Canção de Portugal", conta já com dez anos de carreira artística, e um álbum intitulado "Corre-me o Fado nas veias", ao qual foi atribuído o "Prémio Lusíada" dos Artistas Unidos da América, como o melhor álbum de fado gravado no ano 2007.
Para além da música, os números são outra paixão na vida de Nathalie Pires, que concluiu em Maio o curso de Contabilidade.
Mas é no fado que a jovem luso-americana se realiza, levando a cultura portuguesa às comunidades americanas e agora também europeias. "Muito embora goste de outros estilos musicais, é a canção de Portugal que me toca a alma, gerando um sentimento inexplicável de saudade, que me convida a cantar quase sem saber porquê", confessa a jovem bairradina.
O fado preenche-lhe a alma. Nas palavras da fadista, "o trinar das guitarras transporta-me a um mundo mágico e ao mesmo tempo tão real, no qual realizo o meu desejo de expressar esse sentimento, que renasce cada vez que o fado acontece".

in Jornal da Bairrada


1 comentário:

  1. Jonine19:14

    Tambem tive a oportunidade e gosto de ver a Nathalie Pires em diferentes espectaculos na California acompanhada por Helder Carvalheira , "tambem com raizes em Bustos e na Barra de Aveiro", Joao Cardadeiro de Ilhavo e Manuel Escobar dos Acores. Foram espectaculos que ficaram no coracao de todos os presentes.
    Parabens a Nathalie.
    Jonine Barreiro

    ResponderEliminar