18 de junho de 2009

BUSTOS - LUGAR CABEÇO DA FONTE [FAUSTO FOI O PIONEIRO]


O Bustos da “carta de alforria” de 1920 era composto por dez lugares.
Chegado à década de 30, Bustos entra numa fase próspera de construção civil. Para suprir a carência de mão-de-obra, houve que recorrer, por vezes bem longe, aos artífices necessários.
Dentre vários contingentes de mestres, vou fazer uma pequena referência aos pioneiros da Família Ferreira Tavares, oriunda de S. Tiago de Riba Ul.
De uma assentada trabalharam em Bustos:
António;
Jacinto;
Manuel;
Joaquim (ficou conhecido por Joaquim Pintor);
E Fausto.
Para além destes irmãos havia o Álvaro que não veio para Bustos e o Amadeu que foi estudar para Lisboa, onde se fixou)
Ainda hoje são lembrados e apreciados alguns dos trabalhos de pintura nos tectos saídos do virtuosismo deste artistas.


Fausto Ferreira Tavares, casou com Maria Rosa de Jesus, filha de Júlio Barreiro, outro grande artista de mecânica automóvel [com componentes de automóveis de várias marcas montou o seu próprio, pormenor já referenciado]. Do casamento nasceram Mário, Nelson, Aurlina - Virgílio e Fausto -estes dois mais novos foram procurar melhor vida, que a terra onde nasceram não lhes pode dar, já que vivem em França (Nelson Tavares).

.
Para além de exímio Pintor, Fausto Ferreira Tavares merece destaque por ter construído com a sua Mulher Maria Rosa, a primeira casa no Cabeço da Fonte da Barreira, no tempo em que o acesso se fazia por um carreiro e o pontão ainda nem sequer era sonho.

Actualmente, o lugar do Cabeço da Fonte está em expansão.

Será possível preservar a sua feição rural, protegendo aquela zona da circulação de trânsito pesado?

Rectificação - A casa do meio (ver fig.) foi a primeira do Lugar, tem à sua direita a casa da frente altaneira, construída por Fantina de Jesus, irmã de Maria Rosa e cunhada do Pioneiro, Fausto Tavares. Fecha o agrupamento a casa erguida por Manuel Pato e Rosa Simões.Rectificação - A casa do meio (ver fig.) foi a primeira do Lugar, tem à sua direita a casa da frente altaneira, construída por Fantina de Jesus, irmã de Maria Rosa e cunhada do Pioneiro, Fausto Tavares. Fecha o agrupamento a casa erguida por Manuel Pato e Rosa Simões.

Sou de opinião que este núcleo de três casas deveria ser protegido, já que representa uma atalaia da curta História de Bustos.

Fora de texto
São devidos agradecimentos a:
1. Nelson Tavares pelo preci(o)so contributo. Recorda NT que o seu avô Júlio Barreiro "homem dos sete instrumentos também ajudou na segunda fase da construção ali feita e tendo-me a mim [NT] como servente - nomeadamente para fazer as massas e mandar tijolo".

2. Sérgio Pato que recorda a travessia da vala foreira ser feita por uma tábua que estava colocada do lado da casa da Ema, Mãe do Cristo.

3. Adélia Fernanda Pardal pela cedência da foto de Fausto Tavares.

4. Carlos M. S. Tavares pela cedência da foto da Avó, Maria Rosa.

(um obrigado à cicerone da Memória de Bustos, a Ti-Maria, de seu nome Maria Emília Costa, viúva de Joaquim Ferreira Tavares).
*
Nota: Por circunstâncias alheias ao processo de edição, só hoje se tornou possível rectificar a legendagem da figura.
Por certo os herdeiros das entidades alvo das trocas e os leitores aceitarão o devido pedido de desculpas.
Entretanto permanece válida a nota sobre o Pioneirismo de Fausto Tavares e de Maria Rosa, o revelo dado ao conjunto das três casas assinaladas na figura, a não-circulação de trânsito pesado pelo Lugar do Cabeço da Fonte.
*
- qualquer imprecisão é da responsabilidade de 'Altino & altino".

1 comentário:

  1. Fernando16:32

    Como habitante desta rua informava o autor desta noticia que se informa-se primeiro ante de noticiar a mesma, pois a primeira habitação desta rua foi do Sr. Fausto Tavares (onde vive actualmente o Sr. Manuel Sol) e não a da Srª Fantina como esta a indicada nesta noticia... Informo tambem que o Sr. Fausto tinha mais 2 filhos...

    ResponderEliminar