7 de maio de 2009

IGREJA DE BUSTOS - O SONHO EM CONSTRUÇÃO ...



para ampliar - clicar sobre a imagem

A igreja (1) da Paróquia do orago São Lourenço e da freguesia de Bustos fica bem em qualquer fotografia, seja de que ângulo for tirada ou comentada.
Passando para o fim da fila os protagonistas da última geração, ainda que não dispensáveis, a igreja encerra vários símbolos que os aventureiros-autores-criadores argamassaram com o suor da angústia, 0 suor do entusiasmo, o suor do querer.
Até que a planta chegasse ao sítio do rebotalho do Corgo (2), teve de passar pela tentativa frustrada de implantar a igreja no sítio do Celeiro/Capela/ Igreja Velha …
[a peripécia foi contada com lacunas]

Hoje, pela mão de Rosa Vieira (Lindinho), surge a oportunidade de mostrar um documento - ver figura - que mostra a primeira fase da grande aventura da construção da "tenda" idealizada pelo inesquecível Arq. Rocha Carneiro a que o Eng. Néo Pato (3) teve de empregar o engenho e arte no estudo dos “arcos” que hoje tornam a igreja um símbolo raro da arquitectura. Não é despiciendo lembrar que o Engº Néo Pato fez o estudo a custo zero.
O plano que embocou na construção dos arcos da igreja merecia ser tratado em aulas dedicadas aos aprendizes de arquitectura/engenharia civil.

Muitos voluntários trabalharam na colocação dos fusos cerâmicos.
Muitas voluntárias houve na preparação das refeições para os trabalhadores.
Muitas cargas foram transportadas pela camioneta do Silvério, também a custo zero.
Muitas ajudas vieram da emigração dos naturais de Bustos ou não.
Muitas ajudas houve ...
Etc…
O Evaristo Pinto, já citado no NB, foi o construtor das fundações da igreja. Um trabalho meritoriamente reconhecido pelo Engº Néo Pato. Há fotos que registam essa fase. A memória dos que trabalharam no lameiro a abrir as valas merece a sua divulgação.
......
Notas:
(1) o termo ‘igreja’ significa edifício
(2) segundo parecer do Engº Nefatli Sucena, companheiro e assistente do processo da construção.
(3) Para mais esclarecimento, consultar Neftali da Silva Sucena (Eng.º), ‘Resenha do Processo que tornou Possível a Construção da Igreja de Bustos”, edição particular «Notícias de Bustos» para o Vº Fórum de Bustos’2007.
Participação esporádica de sérgio micaelo ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário