1 de maio de 2009

D. Ximenes Belo nas Festas de Bustos em Honra de S. Lourenço

Soube bem esta manhã do 1º de Maio.
Está confirmada a presença de D. Carlos Filipe Ximenes Belo, Bispo Salesiano e Prémio Nobel da Paz (1996), nas Festas de Bustos em Honra de S. Lourenço.
Um amigo comum formalizou o encontro, que se realizou na manhã de hoje em Anadia por ocasião da Marcha pela Paz e Justiça Social, que partiu da Praça do Município de Anadia e se dirigiu para o complexo desportivo, aprazível local onde já estão a decorrer os XVII Jogos Nacionais Salesianos (30 de Abril a 3 de Maio), com a participação de 1.200 alunos de 21 colégios salesianos. A organização deste ano coube ao bem conhecido Colégio Salesiano de S. João Bosco de Mogofores.Pudemos conversar com D. Ximenes Belo, que confirmou a sua presença no evento religioso que marcará os festejos de 2009 em honra de S. Lourenço: a missa do dia 10 de Agosto e a tradicional procissão.
Mas a surpresa não ficaria por aqui: sua Reverência o Sr. Bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos, mostrou igualmente vontade de estar presente e assim contribuir para o engrandecimento dos festejos.
A Comissão de Festas contactou igualmente o adjunto do Sr. Bispo, Monsenhor João Gonçalves Gaspar, também ele um espírito aberto e desejoso de ver dignificada a Igreja de Bustos e, muito em especial, a sua História e os Homens a ela ligados.
E pouco mais diz este escriba sobre os festejos. A Comissão de Festas em honra do padroeiro da freguesia de Bustos continuará a reunir, como vem fazendo desde Setembro do ano passado, estando para breve o anúncio público do vasto e variado programa dos festejos (8 a 11 de Agosto de 2009).
Adianta-se a confirmação da presença da Companhia de Dança de Aveiro (em espectáculo a decorrer no dia 8 à noite, no largo da Igreja), do VIV'ARTE (na reconstituição histórica da prisão e suplício de Lourenço de Huesca, canonizado como S. Lourenço), exposições, conferências e um concerto.
oscardebustos

Sem comentários:

Enviar um comentário