25 de março de 2009

TERRAS E GENTES DE OLIVEIRA ATRAVÉS DA LENTE


Nos fundões das famílias
o mofo-mofa do tempo
retoca as fotografias.
(Alexandre O'Neill
Poesias Completas
A Mala e a Barragem
Assírio & Alvim,
2ª edição
Março 2001)



O redactor multi-funcional do NB há muito que entrou no aeróstato dos escritores das terras de Busto banhadas pelo Rio Boco. O Óscar (Mandrake) de Bustos vai a todas, como se fosse bombeiro de agulheta em riste a imitar o pelicano carregado de peixe e água, e traçou um quadro articulado em “notas” e mais “desnotas” do que se passou em Bustos’09, do dia 12 de Março. O acontecido, mais tarde ou mais cedo vai merecer placa institucional a registar a primeira reunião da Câmara Municipal na sede do longínquo terroir da desconhecida Freguesia. De Bustos.

Estranhando-se (ou não), a Junta de Freguesia poupou-se na divulgação do evento. Nem um papel foi afixado a mercer tal anúncio. Talvez considerasse uma coisa menor a realização de uma sessão de trabalho, para mais aberta à intervenção do público… Já coisa menor não foi, o haver entre os trinta e tal pontos da ordem de trabalhos, o lançamento de um concurso fotográfico destinado a jovens alunos dos estabelecimentos do ensino (secundário) sobre os olhares o concelho. [os pormenores do concurso são remetidos para o sítio da câmara municipal, conforme o anúncio indica]. Espera-se que haja uma avalanche de candidaturas. De certo que algumas surpresas trarão os perspicazes olhares dos jovens.
Oliveira do Bairro e seu termo concelhio ficarão de posse de um arquivo que poderá ajudar a interpretar e a encontrar linhas mestras condutoras do futuro e poder acompanhar a evolução ou retrocesso.
O concurso fotografia do/sobre o concelho deverá ter continuidade.
É uma iniciativa de aplaudir. A aprovação unanime faz jogar no escuro agarantia do sucesso.
Engenho e arte vão estar presentes.
sergio micaelo ferreira
________________
Uma nota de realce -
- Honra seja dada a Fernando Grangeia que não deixou nenhum assistente em pé. Solícito, aprontava a cadeira mal surgisse um espectador quando a sala estava esgotada.
A comodidade agradece.

Sem comentários:

Enviar um comentário