22 de março de 2009

QUANDO AMANHECE É UM NOVO NOVO DIA (com adenda)

O ramo de flores do Notícias de Bustos

"Perdi um óptimo Pai e ganhei um excelente Anjo da Guarda"
*
As fotos da cerimónia de lançamento do Livro de Poemas da Marineide estão disponíveis AQUI.
- ADENDA (às 3H25 de 23/3): O NB passou a ter o dom da ubiquidade, pelo que agora também podemos ver o vídeo da cerimónia, acompanhado de música de fundo; basta lincar com o botão esquerdo do rato AQUI mesmo [chegados ao link, voltar a clicar na pantalha negra, com pena de que o peso do ficheiro descarregado para o PicasaWeb sob o título "Filmes - Marineide" não permita fazer melhor].
_
- Nota do relator: foram muitos os Bustuenses que lamentaram a hora do início da cerimónia - 9H30 da manhã de ontem.
Estão enganados: a cerimónia começou tarde. Deveria ter-se iniciado à 1H30, quando começa o meu dia.
[A ver se não me esqueço de alertar a Sra. Câmara no sentido de passar a ser mais razoável...]
[A crítica é feita por razões de humor/amor: é bom lembrar que a cerimónia se enquadrou no âmbito da Semana da Poesia\AO SABOR DA POESIA '09 e foi seguida de outros eventos no bonito e funcional edifício da Biblioteca Municipal ].

7 comentários:

  1. Anónimo21:08

    É curioso notar que só a política move os leitores do Notícias de Bustos a fazer comentários e que ninguém comenta a apresentação de o livro de versos da Marineide. Porque será que a política move as massas? Mesmo sabendo que, ao cotrário dos poetas que dizem o que o sentem, os políticos dizem o que lhes convem para ganhar mais uns votos. "Peroa-lhes Pai poque não sabem o que fazem" (Lucas)
    Não estive presente na apresentação do livro "Canto e Amanhece" mas o Oscar contou-me maravilhas. Esta moça de Bustos tem uma mão de anjo e o cantar de rouxinol. Já li alguns dos poemas e maravilhei-me. Tal outro Carlos Luzio, mas de alegria, que o nosso amigo não tinha. Estas pessoas merecem o meu respeito e amor, porque são genuínas e mais bonitas do que todos o politiqueiros do país. São a vida e a história duma terra pequena mas que tem poetas.
    Milton Costa

    ResponderEliminar
  2. Milton Costa, notei a tua ausência, porque estás muito ocupado,
    . És dos poucos que exibes frontalidade sem galões e demarcas o território das tuas ideias como se de um leão se tratasse.
    Então não estão à vista 3 períodos e queria que a dias da 1ª eleição (Em Junho), as baterias dos partidos estivessem descarregadas?
    Quanto aos comentários. Os poucos que vêm à luz revelam a falta de treino na intervenção pública.Mas não significa que a intervenção do NB não seja alvo do comentário não ecrito. Bem, passando adiante, o Óscar teve uma intervenção simples no 'saloon' adornado para receber poesia. O Óscar chorou. Em nome do Carlos teu amigo Luzio.
    Queres ou podes escrever alguns artigos acerca da Agenda Local 21. Não te peço que o faças só a incidir sobre o teu concelho. Há mais terra, água e ar para além do nicho de Oliveira do Bairro. Ou estás à espera de um qualquer herdeiro do Conselheiro Acácio do Eça? É que é essa.
    vou ali e já venho, se.

    ResponderEliminar
  3. Depois do LI MOTA, eis senão quando, caso nunca visto, o MILTON COSTA se revela a crentes e incréus.
    HABEMUS PAPAS, sendo um de Avinhão e outro de Roma.
    Ou como se diz na Beira do Colega Aleixo: às vezes debaixo duma fraca moiteira acabam de me sair dois (2) bons coelhos:
    - O MILTON COSTA
    - O LICÍNIO MOTA
    Jantei com o 1º e procurei (com o mesmo 1º) o 2º, mas não o encontrei.
    É que ambos os dois (1 + 1 = 2) têm muito para revelar,
    ou seja, PARTILHAR.
    E são ambos muito bons, mas mesmo muito bons, naquilo que fazem e sobretudo naquilo que vão fazer, eu seja ceguinho se não vão.
    ...
    Peço-vos desculpa, mas chegou-me um bilhete à mesa, o qual passo a ler:

    "Antecipadamente grata,
    A COMISSÃO DE FESTAS DE S. LOURENÇO DE BUSTOS - 2009
    Agradece a VV. EEx.as,
    Reconhecida, Atenta e Veneradora,"
    [segue-se uma assinatura, aliás ilegível]

    ResponderEliminar
  4. 1ª observação: "Eça? É que é essa." Foi adaptado do dito criado por Camilo Castelo Branco.
    2ª : Santo ÓSCAR: O ex-anónimo MLM não tem tempo para escrever a tempo. Talvez venha com algumas pepitas d'oiro em algum combóio de pequena velocidade que chega ao teu apeadeiro já fora d'horas... MLM talvez venha a alugar o equipamento de D. Quixote para enfrentar as EDDPÊS. Pergunta-lhe que apoios institucionais da tua terra teve quando a Magestática EDP decidiu ocupar o espaço aéreo dos seus terrenos. Pergunta a MLM quanto recebeu (ou vai receber) pela cativação dos corredores aéreos para a EDP. Claro que foi cumprida a Lei, diz-se. E está tudo dito. né.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14:21

    Amanheceu e Marineide cantou e cantou muito bem,já sabia cantar antes, mas desta vez cantou mais alto.

    O lançamento deste livro de Marineide, deve fazer reflectir todos os Bustuenses que procuram um novo amanhecer, e não se apercebem de quem canta. Marineide cantou, como de certeza já cantava habitualmente, mas desta vez cantou mais alto, alguém ouviu e reconheceu na poesia de Marineide um cantar bonito.

    Eu não ouvi, discutível é a oportunidade de poder ter ouvido este cantar, contudo que fiz eu e o que fazemos nós habitualmente para os procurar? A verdade é que pouco mais fazemos do que ficar à espera de ouvir alguém cantar, não o procuramos e só ouvimos quando alguém canta mais alto como Marineide fez.

    Felicitações à Marineide, e também ao Notícias de Bustos, por ter ouvido o cantar. Neste dia o cantar bonito de Marineide fez Bustos amanhecer com esperança.

    Alberto Martins

    ResponderEliminar
  6. Os parabéns a Alberto Martins e sua equipa pela recente vitória alcançada nas eleições do núcleo da JSD de Busto.
    Agora,cabeça e coração ao trabalho. Os amanhãs esperam pelos obreiros.
    O acto do lançamento de "canto e amanhece" teve pompa e espectáculo oferecido pelo já conhecido 'grupo poético' da Mamarrosa. Parabéns a Rosinda e à sua equipa.
    A Marineide está de boas relações com o futuro. Levantou um pouco a ponta do segredo. Já deve ter outro livro na forja. E da Câmara ouviu o pedido. Entregue-mo,foi o sinal que se ouviu.

    ResponderEliminar
  7. Eu adorei alguns poemas dela como o Bailarina, que achei muito bem concebido!
    já conheço a Marineide desde quando era uma criança e ela merece todo o apoio que lhe possamos dar, não só por ser uma pessoa muito querida mas também porque tem qualidade no que faz!
    Cumps

    ResponderEliminar