26 de março de 2009

HONRA A QUEM NOS HONRA

Na sequência da 1ª reunião da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro realizada em Bustos e que teve lugar no passado dia 12 na Casa da Freguesia (mais conhecida por sede da Junta), o Notícias de Bustos entendeu que devia honrar quem nos honrou com a deslocalização momentânea do poder central municipal para uma das suas freguesias.

Dissemos na altura que Bustos era a terra mais linda do mundo. Porque era a nossa terra. Sabemos que as outras seis terras do concelho também são, cada uma delas, as terras mais lindas do mundo.
Mas isso não nos importa nem afecta. Até nos honra, mesmo que não sejamos nados, criados ou morados nesses extremos.

E dissemos ainda que
por muito que digam que nos dão muito, é sempre pouco o que nos dão. A nós, como aos demais vizinhos.
O actual executivo camarário foi eleito há quatro anos pelo voto democrático e livre do Povo. Este ano o julgamento repete-se.
Porém, há um factor que não varia nunca, seja qual for o destino do nosso voto: o exercício da democracia passa pela dignidade, pela honradez e pelo carácter íntegro de quem elege e de quem é eleito. Mas passa também pela galhardia e pelo verdadeiro bairrismo das comunidades locais: se honrados nos sentimos, cumpre-nos honrar quem assim nos honrou.
Por isso mesmo e em representação do NB, desloquei-me hoje ao edifício dos Paços do Concelho, isto é, à Casa do Município, onde me esperava para o efeito todo o elenco do executivo camarário, antes de dar início a mais uma reunião semanal.
Com igual galhardia, cavalheirismo e sentido da hospitalidade, o Sr. Presidente da Câmara e TODOS os Srs. Vereadores e Vereadoras aguardaram que elaborasse as dedicatórias em cada um dos três livros disponíveis do Pescador de Sonhos que foi o bustuense, amigo e companheiro Carlos Luzio:
um foi entregue ao Presidente, outro à Vereadora da Cultura e o 3º ao Município, isto é, ao próprio Povo do Concelho, de que são fieis depositárias a Assembleia e a Câmara Municipais. Os restantes três livros em espólio serão entregues na Biblioteca Municipal, na pessoa da sua Directora.
O pequeno quadro evocativo que o NB concebeu para registar a efeméride que foi a reunião do executivo em Bustos (e que a Vereadora da Cultura segura nas mãos com raízes de Bustos), esse, já tinha sido entregue a cada um dos seus membros.

A foto regista o evento, do mesmo modo que eu registo que a Câmara tinha a aguardar-me a fotógrafa do Gabinete de Comunicação, a Telma Duarte, a quem agradeço o envio das fotos por email quase acto contínuo.

*

oscardebustos
[aqui, onde ainda estou vivo]

2 comentários:

  1. Anónimo11:40

    E quando é que divulgam o quadro que entregaram aqui no NB?

    ResponderEliminar
  2. Meu caro:
    Eu tenho várias versões do quadro, mas receio enganar-me, pois não tenho nenhum original. O quadro foi objecto de muitos esboços prévios até se chegar à versão final, uma tarefa hercúlea para a Comissão das Altas Instâncias.
    O Altino é que se esgatanhou todo para chegar ao quadro perfeito, sublime, mas de momento ele está de roda de mais um neto, nascido exactamente no dia em que fui à Câmara. Claro que lhe foram concedidos os 5 dias previstos na lei e não sou eu que irei perturbá-lo.
    A ver se não me engano e acerto no quadro final; se conseguir, boto-o do NB.

    ResponderEliminar