18 de março de 2009

SÁBADO, DIA DA POESIA - "CANTO E AMANHECE" CEDO EM OLIVEIRA DO BAIRRO


Sábado, 21 de Março'09 - o Dia Mundial de Poesia em Oliveira do Bairro vai ser presenteado com o 'Canto e amanhece' de Marineide Santos.
Conforme NB já informou, Câmara Municipal & Armor Pires Mota apresentarão livro e a autora.
O evento tem início às 9H30 no Salão Nobre da Câmara Municipal e será decorado com um espectáculo orientado pela Marineide.
Para preparar o leitor, transcreve-se o poema 'Espelho Meu' que, de algum modo, "espelha a minha poética e os temas que constam deste livro", segundo afirma a poeta.
.
ESPELHO MEU

Espelhei nas palavras todo o meu Eu
Mesmo que as memórias me atormentassem
Viajei por Mundos cuja distância
Somente a Liberdade compreendeu
Recordei com meu profundo sentimento
Os feitos, os heróis, as afectivas ligações
Erguendo meu brado, que era ténue
Reflecti e amei cada momento

Vesti mil mantos, tive mil pensamentos
Voei, corri por vales e desertos
Chorei pela Dor que não era minha
Fui eu e o contrário de mim mesma
Foi meu templo o Sentimento, seu portal a Emoção
Ao seu lado jorrava a dura existência
Quebrou-se o cristal, sinto a vazia convivência
Mas no peito que é meu despertou o Coração.
*

Um pouco da autora:

Marineide Simões dos Santos nasceu a 28 de Outubro de 1976, em Caracas, Venezuela, onde então viviam seus pais, emigrantes de Bustos.

Mora há 24 anos com a família nesta localidade do concelho de Oliveira do Bairro.
Frequentou o ISPB [Instituto de Promoção Social da Bairrada] (Colégio de Bustos).

É licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas percurso Português, Latim e Grego pela Universidade de Aveiro.

Participou em alguns encontros poéticos realizados na Bairrada.
"Canto e Amanhece" é o seu primeiro livro e, realmente, a sua estreia literária quase absoluta.
O altino agradece a Marineide Santos a informação pormenorizada e a C. Bolandas a colaboração na produção deste postal-e.

Sem comentários:

Enviar um comentário