10 de fevereiro de 2009

MILTON COSTA - Cientista com assinatura reconhecida


A ‘herdeiros’ dos alquimistas da pedra filosofal, pela sua vivência escondida em laboratórios apinhados de frascos, tubos de ensaio, caixas de Petri, computadores, ultracentrifugadoras, reagentes, culturas, pipetas, lupas, almofarizes, provetas, buretas, rolos de papel de cozinha, de papel higiénico, uf! E muito mais, material sofisticado, gráficos, diagramas, relatórios, etc., esporadicamente a comunicação lhes dá guarida. Data vez, o Diário de Coimbra deu a conhecer uma nota de imprensa onde consta que “a maior colecção de bactérias em Portugal encontra-se na Universidade de Coimbra e reúne um conjunto raro a nível internacional da estirpe Legionella que é usada por investigadores da China aos Estados Unidos”.
O cientista Milton Costa, Director do Laboratório de Microbiologia da FCTUC(1), que anda há mais de vinte anos a dirigir pesquisas de bactérias em quase todos os cantos do mundo, declarou que “esta colecção representa «uma imensidão de microrganismos, que são solicitados por cientistas estrangeiros que as querem estudar» (2).

O prestígio do Laboratório de Microbiologia da FCTUC está confirmado pela “nomeação por uma empresa americana de identificação de bactérias por análise de ácidos gordos por cromatografia de gases” (Milton Costa). A instituição dos Estados Unidos certificou o rigor dos resultados do Laboratório de Coimbra, já que são iguais aos obtidos na empresa americana, depois de estarem sujeitos a controlos internos muito rigorosos. “Assim, quando existem problemas de identificação pedem a investigadores ibéricos para nos enviarem amostras ou os micróbios, o que já aconteceu algumas vezes.” (Milton Costa).

Anualmente, o Município de Oliveira do Bairro homenageia cidadãos ou organismos do concelho que se distinguiram. Milton Costa, para além de cidadão interventivo com voz clara e transparente, dirige várias equipas de cientistas que contribuem para o aprofundamento do conhecimento da Microbiologia, merece a Medalha de Ouro do Concelho.

Não é favor nenhum atribuí-la.

Não me digas isso, oh Hilário.
sérgio micaelo ferreira

---
(1) Diário de Coimbra, 16-12-2008.
(2) FCTUC – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Sem comentários:

Enviar um comentário