19 de fevereiro de 2009

ALCIDES FREITAS - IMAGEM DE INTEGRIDADE E EFICIÊNCIA (2)

Prossegue a transcrição do Ensaio de José de Melo dedicado a 'Alcides Freitas - Imagem de Integridade e Eficiência', editado pelo 'O Aveiro', 15.07.93)

...
2.
Em 1977, depois de trabalhar para o Departamento do Planeamento de Sacramento durante treze anos, foi indigitado para a Chefia do Departamento de Fiscalização Ambiental, criado na vertente do movimento ambientalista.


“O que Freitas fez”, diz Perkins, “marcou a paisagem de Sacramento”. Por sua vez, Sam Miller, anterior Director do Planeamento, realça com vigor: “As pessoas enchiam um lote de terrenos com construções; se acontecia haver árvores, estas desapareciam. Isso não aconteceu depois de e Al desempenhou nisso um grande papel”.

Um antigo planificador, Tom Sparks, atribui a Alcides Freitas ter imposto um elemento de restrição nos anos do boom desenvolvimentista do Estado.


Os políticos que aprovavam o desenvolvimento e que se alargassem as estradas, que apreciavam o ar não poluído e o abastecimento de água, acham que, comparativamente com a área de Bay e da Califórnia do Sul, Sacramento não se saiu mal e a razão pela qual não se havia saído mal “foi o belo trabalho que saiu do Gabinete de Alcides Freitas”.

(Continua para 3)

Sem comentários:

Enviar um comentário