16 de janeiro de 2009

Morreu fundador do Museu de São Pedro da Palhaça


"Adelino Baptista, não deixará de estar entre nós. A memória saberá preservar a obra e as suas virtudes, fazer viver a obra, é fazer viver o Homem, viva o Homem e com ele todas as suas virtudes.Enfermeiro de corpo e alma,com a história a correr-lhe nas veias, Adelino Baptista será sempre recordado por uma vida entregue aos outros, pela energia, pela sabedoria e pela simplicidade."(1)
Por mais que se escreva, fica sempre algo por dizer, sobretudo quando se fala de Homens como Adelino Baptista, um verdadeiro exemplo para a sociedade, e porque nunca é tarde decidi partilhar um breve testemunho sobre Adelino Baptista.
O dia em que conheci Adelino Baptista
Acompanhado de Belino Costa, no dia 17 de Fevereiro de 2007, o gosto pela reconstrucção do passado, levou-nos até ao Museu de São Pedro da Palhaça à procura de informações sobre O Alma Popular e o Farol da Liberdade, foi o dia em que conheci o Homem.
Não mais me esqueci de Adelino Baptista, antes de qualquer palavra acolheu-nos com um sorriso característico e encaminhou-nos para um pequeno escritório onde mostrou algumas relíquias, velhos livros com algumas centenas de anos. Palavra após palavra, Baptista, nome pelo qual o conheci e assinava, desvendava uma sabedoria oriunda de muito trabalho e dedicação.
Impressionado com o trabalho desenvolvido por Adelino Baptista, no dia 7 de Março de 2007 escrevi:
"Em primeiro lugar gostaria de louvar o trabalho que tem vindo a desenvolver o Museu de São Pedro da Palhaça, bem como as pessoas que nele trabalham, e lhe dedicam pelo que me pareceu quando ai estive, um grande empenho pessoal.Foi de facto uma mais bem valia pois acaba por recolher material de grande valor, que se perderia se não fosse a crescente actividade deste Museu. Possui um papel fulcral a nível cultural, que veio a preencher uma lacuna no Concelho de Oliveira do Bairro." (2)
A resposta, não podia ser outra, tão simples e humilde como a de Baptista que ainda hoje conservo:
"Caro amigo
Agradeço os elogios que nos dá. Mas sentimos que além do mais é uma obrigação nossa e ficamos muito felizes quando encontramos alguém também preocupado com estas áreas.
Quero felicitá-lo pela apresentação deste trabalho, pois é um precioso contributo para o nosso concelho, ao mesmo tempo agradeço a trancrição que nos enviou. A nós apraz-nos colocar os nossos humildes préstimos ao seu dispor. Sempre que for preciso, tenha a liberdade de nos contactar, estaremos sempre disponíveis. Para nos contactar pode utilizar quer este email ou mesmo o meu telefone pessoal. Fazemos votos que continue a investigar, pois é um acto muito nobre.Um abraço, Baptista."
Apresentação da Lenda de São Lourenço de Bustos
No dia 6 de Junho de 2007, na Feira Medieval que decorreu em Bustos, Baptista com a colaboração de Paulo Lourenço e alguns jovens, recriaram a Lenda de São Lourenço de Bustos. Desconhecida por grande parte dos Bustuenses, permitiu-nos esta lenda entender as origens da Capela de São Lourenço em Bustos. Depois de uma exibição fantástica, à mesa convidado por Baptista e com os restantes frades, saboreei a importância que a castanha ocupou na alimentação em tempos idos.
"Caro amigo O prometido aqui vai. A lenda de S. Lourenço de Bustos.Vai em formato word e em formato de imagem, igual ao que foi dado aos jovens de Bustos que integraram o nosso trabalho um abraço amigo Baptista" [8 de Junho de 2007]
"Em finais do séc. XV, no lugar de Busto, um humilde jovem agricultor, arrendatário de um conjunto de terras, casado e com vários filhos, adoeceu e ficou praticamente sem poder andar. Aflito com a sua situação de saúde que o impedia de trabalhar no cultivo das terras de onde tirava o sustento da família e algo mais para pagar as rendas, no seu desespero e pela fé que nutria por S. Lourenço, prometeu-lhe que se ficasse bom da maleita que tinha, lhe construiria para sua memória e culto uma capela.Passados uns dias acorda cheio de energias e, apercebe-se que está curado. O milagre tão desejado tinha-se realizado, tinha agora de cumprir a promessa.Como não possuía disponibilidades financeiras, para comprar os materiais destinados à construção da capela, foi aos poucos fazendo adobos de barro e levantando as paredes, tendo esta ficado aproximadamente com 6 pés de largura, por 6 de comprimento e 6 de altura, com uma abertura para a entrada.[...]" (3)
Recuperação de fotografias para o Bustos d´Outrora
O contributo de Baptista e também de Paulo Lourenço em prol de Bustos, contudo, não ficou pela Lenda de São Lourenço, também o Bustos d` Outrora, uma apresentação de imagens antigas de Bustos só foi possível com a colaboração, no tratamento das imagens, de Baptista e Paulo Lourenço, um trabalho meticuloso e moroso desempenhado com grande empenho e no termo a resposta de Baptista não tardou em chegar:
"Caro amigo Por lápso da minha parte no final da passada semana esquecime de te dizer que já tinhamos tudo digitalizado, pelo que o material está à tua disposição. Faço votos que esteja tudo bem contigo. Um abraço Baptista." (4)
Um abraço Baptista e até sempre.
A última vez que falei pessoalmente com Baptista, tive o prazer de ter a sua companhia no tranporte público, foi no passado mês de Dezembro, trocámos impressões sobre a igreja de Bustos e uma vez mais e para benefício dos bustuenses, disponibilizou-se a digitalizar documentação sobre a União Desportiva de Bustos.
Prometi passar por lá, ali mesmo ao pé, mas não tive tempo de cumprir a promessa.
Um abraço Baptista e até sempre.
_____
(1) Alberto Martins on Janeiro 15th, 2009 8:08 pm, Bairrada Digital , em Comentário à notícia
(2) Alberto Martins
(3)Lenda de São Lourenço de Bustos, consulte aqui
(4) Bustos d`Outrora, consulte aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário