23 de outubro de 2008

Engº Néo Pato com assinatura reconhecida

Manuel Ferreira dos Santos Pato nasceu a 23 de Outubro’1924.

Engenheiro militante e por dedicação, vestiu a camisola da freguesia de Bustos ao pôr de pé a igreja que durante anos anos teimava em figurar no reino da utopia.

Não será despiciendo lembrar que o Engº Néo Pato trabalhou de borla para a Paróquia, conforme atesta o Eng.º Neftali Sucena. Vamos seguir o seu testemunho:

“Acabada a obra (igreja de São Lourenço de Bustos], fecharam-se asa contas. Então, como hoje, nunca chegou ao meu conhecimento, o facto de o Arq. Carneiro ter recebido qualquer importância monetária para pagamento dos honorários que lhe eram justamente devidos. Eu acredito sinceramente que ele acabou por se contentar com a inefável alegria e a grande felicidade de ter conseguido objectivar o belo.

De certeza, sei que o Engº Pato nada cobrou pelos prolongados aconselhamentos, assessorias e diligências prestadas durante meia dúzia de anos, bem como aturados cálculos por ele elaborados.” (fim de citação)
in Neftali da Silva Sucena (Engº Civil), “Resenha do Processo que tornou Possível a Construção da Igreja de Bustos”, Águeda, 10.07.2007, a pg.s 26. e tb. referenciado em NB19.7.07, por Belino Costa
O ENGº PATO E A CONSTRUÇÃO DA IGREJA DE BUSTOS
aqui

Entretanto, a Paróquia persiste em manter no anonimato os cabouqueiros do edifício que prestigia Bustos.

siga a rusga
sérgio micaelo ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário