6 de outubro de 2008

Da Califórnia, com futebol na bagagem

Em 1964 tinha eu 15 anos de idade e o Necas (filho do Gueso) 16. Os nossos pais jogavam então pelo Bustos. Eu e o Necas já fazíamos parte das equipas de juvenis do Beira Mar e do Anadia, respectivamente, quando a Direcção Desportiva do Bustos decidiu que seria uma boa ideia começar a introduzir rapazes novos na equipa, então composta na maior parte pelos velhotes dos anos gloriosos do Bustos.
O Necas e eu íamos a Aveiro e Anadia para jogar durante a manhã e aos domingos à tarde jogávamos pelo Bustos. Ao princípio, só uns quinze minutos ou meia hora, mas não demorou muito tempo até que passámos a titulares. Ainda posso ouvir o meu pai a berrar da posição de defesa central quando algum da equipa contrária abusava dos "garotos" a jogar por Bustos, dizendo: "É pá...olha que esse é o meu filho".
Tubo acabou para mim quando partimos para os Estados Unidos. Ou assim pensei...
Aqui na Universidade de Santa Clara fiz parte da equipa de futebol, o que pagou os meus estudos. Mais tarde, com a formação de uma equipa portuguesa, recebi um telefonema do Manuel Barroco, agora aí, filho do Agostinho Barroco, ex-jogador do Bustos da mesma época do meu pai, procurando jogadores.
E assim outra geração de atletas de Bustos continuou a mesma tradição tão longe da Terra Natal. O ti Agostinho e o ti Evaristo estavam lá sempre ao lado a gritar instruções e apoio não só durante os jogos mas também nos treinos.
Franklim Pinto
_
via altino/serginho

1 comentário:

  1. Anónimo13:52

    amigo oscar porque não escreves um livro com as tuas memórias ? seria giro ter conhecimento de todos os teu actos. Bustos procura pessoas importantes.

    ResponderEliminar