22 de setembro de 2008

UDB FAZ 60 – O ANIVERSÁRIO DE TODAS AS HOMENAGENS

“Que linda forma de festejarmos todos os 60 anos da UDB!!”
(in oscar de bustos,
UDB organiza 1ª exposição de carros antigos,23.8.08, NB)

Estabilizada a gestão da pesada nau da União Desportiva de Bustos, a Comissão Administrativa mostra que tem ânimo para prosseguir os objectivos delineados e sustentados pela carolice do Dr. Fernando Vieira (também membro da Comissão). Sócios, simpatizantes ou amigos do clube não têm regateado apoio à Gerência da UDB. Um bom sinal a perspectivar um ano administrativo calmo e distante de aventuras.

A Comissão Administrativa está determinada em querer adornar a sexagésima vela da UDB com todas as homenagens aos que tornaram possível erguer e manter uma estrutura que visa alcançar a união de Bustos. Ainda recebntemente a UDB pôs na montra o melhor de Bustos com a recente exposição de carros antigos. Terá sido o pontapé de saída para outros eventos que irão manter a fasquia alta.
O Jantar do 60º Aniversário da UDB a realizar a 4 de Outubro (sábado), pelas 20H00 no Restaurante «O RAFAEL», por certo irá ter ampla e merecida adesão. Aconselho que obtenha o bilhete de participação [por 25 bolas], antes que se esgote.

FUTEBOL EM BUSTOS (respigos)

A confraternização de 4 Outubro irá proporcionar o reencontro de vários passados da UDB, dos Canecas e dos Gavetas , onde não faltará a evocação de atletas, directores, técnicos, marcadores de campo, roupeiros, porteiros, cobradores, sócios, tertúlias, etc… que ajudaram a manter viva a apetência pela bola.

Seguindo a pista de Hilário Costa1[HC], “em 1923, realizaram-se os primeiros exercícios de futebol no terreno do Dr. Santos Pato, no Sobreiro onde existe a nossa feira…”, sendo “os irmãos Tavares – [em que Joaquim (Pintor) pontificou] – , Zeno Costa, Carlos Augusto Sousa, Hilário Costa, o ajudante de farmácia Proença, Ezequiel Fabiano,…” alguns dos jogadores recordados por este autor. O Luzitano Foot Ball Clube, criado em 1932, teve duração efémera, para não estar conotado com organização fascista que o termo “Luzitano” então carreava e então surge o Foot-Ball Clube de Bustos.


Em 1934, prosseguindo com HC, os corpos sociais do Foot-Ball Clube de Bustos divulgados no «Ideia Livre» eram assim constituídos:
Direcção:
Presidente – Hilário Simões da Costa
Vice-Presidente – Manuel dos Santos Vieira
1º Secretário – Edmundo dos Santos Pato
2º Secretário – Manuel Simões Aires
Tesoureiro – Manuel Simões Aires
Vogais – Manuel Augusto Simões Aires ; Amadeu Augusto de Sousa;
Directores – Joaquim Ferreira; Manuel [Simões da?] Cruz; Silvestre Capão; Manuel Tarrafo.

Assembleia-Geral:
Presidente – Pessoa Rodrigues Cosme
Secretário – José Valério

Conselho Fiscal:
Presidente – Joaquim Simões Tribuna
Relator – Abílio Martins

Segundo Arsénio Mota[AM] 2, a “prática de futebol surgiu logo por volta de 1928/30” e que “[d]eveu-se sobretudo à iniciativa de bustuenses «adoptivos», isto é, nascidos fora”

Da recolha possível, o autor assinala os pioneiros do pontapé na bola: “Álvaro Pato [que foi Director], Manuel, Fausto, e Joaquim Tavares (pintores), António Pato, Adelino Neves, Mário Vieira, Manuel Simões (Miguel), José Valério, etc”. inicialmente jogadores do Foot-Ball Clube de Bustos, filiado do Futebol Clube do Porto.

Prosseguindo na companhia de AM, anos mais tarde, Lino Francisco Rei dinamiza a prática deste desporto, inscreve o Futebol Clube de Bustos (Gavetas) na Associação de Futebol de Aveiro e prepara a equipa para os encontros oficiais. O Campo de Jogos era o da Feira.

AM indica os seguintes jogadores:

“Severiano Fontes, Acácio Batista, Artur Fontes, António Almeida Pato, Evaristo Pinto, Inocêncio Caldeira [que treinou no Futebol Clube do Porto com o Hernâni], Rodolfo dos Reis Manuel Simão, Agostinho Barroco, Mário Cruz, Augusto Barreiro, Mário Barreiro (Ruço), Américo Baptista, Jaime Baptista, Armor Aires, Manuel Tavares da Silva, Aniano Martins e outros “.

O CISMA E A FUSÃO
O protagonismo de alguns jogadores de segundo plano catalisou o fermento da rivalidade que resvalou para o cisma que deu origem à criação dos Azuis Foot-Ball Clube (também conhecidos por Canecas, ou Azuis de Bustos, filial de ‘Os Belenenses’). O Dr. Manuel dos Santos Pato cedeu o pousio/lamaçal onde hoje está situado o Campo da Bola.

[os longos e demorados trabalhos de drenagem, transformação e alargamento do Campo inicial fazem parte da idiossincrasia das gentes de Bustos e que merece vir a lume].

Desactivados os canecas e os gavetas, o processo de fusão dos dois clubes na União Desportiva de Bustos ainda levou o seu tempo.

Para além de recomendar a consulta de algumas intervenções editadas em NB, a seguir destaco o nome dos participantes na Primeira Reunião Extraordinária- O nascimento da UDB 27.1.08 aqui conforme relata relata Alberto Martins

A Reunião do 1º de Outubro ‘1948, presidida por Manuel Ferreira da Silva, constituída pelos representantes plenipotenciários dos dois clubes, respectivamente: Augusto Simões da Costa, (Azuis de Bustos); Teófilo Mota, (Futebol Clube de Bustos); e por Manuel Simões Aires, António Martins, Dr. Jorge Nelson Simões Micaelo, Manuel Tavares da Silva e Evaristo Pinto, teve o objectivo de estabelecer as normas conducentes à fusão dos dois clubes na UDB.

UDB – 1ª DIRECÇÃO PROPOSTA

Do 13º ponto da proposta a ser presente à assembleia-geral dos “sócios e simpatizantes[?]” de cada clube, consta:
A União Desportiva de Bustos será dirigida durante 1948 e 1949 pela seguinte Direcção:

Presidente: Dr Jorge Nelson Micaelo
Vice-Presidente: Lino Francisco Rei
Secretários: Manuel Simões Aires e Augusto Simões da Costa
Tesoureiro: Teófilo Simões Mota
Vogais: António Martins [Serralheiro?]; Manuel Simões dos Santos [Barroca]; Manuel Tavares da Silva
*
Passaram pela janela NB apenas alguns nomes que trabalharam em prol do Futebol.
Não será justo omitir os cabouqueiros* da primeira equipa de Juniores que deliciava a assistência pelo talento exibido nos jogos.


Também uma palavra de apreço por todos aqueles que se atiraram à Refundação da UDB: João Nunes Ferreira (João Novo), Jó Duarte, Inocêncio Caldeira, António Maria Francisco Pedreiras «António Picão» (o tesoureiro que não sabia ler, mas tinha sempre as contas em ordem).

Todos os peregrinos do futebol em Bustos merecem figurar na galeria da UDB.


APELO
Alberto Martins deu a conhecer o registo dos primeiros passos da fusão simbiótica entre Canecas e Gavetas para a criação da UDB. Um bem-haja.
E faço um apelo para que continue a divulgar alguns passos da epopeia de Bustos na edificação do Futebol.

Dia 4 de Outubro’2008 (sábado, pelas 20H00) todos os caminhos vão dar ao restaurante «O RAFAEL».
Apoia um clube que mostra a sua pujança pela fieira da Formação que vai das escolinhas até aos Juniores, para além da sua equipa de Séniores.
PARTICIPA NO APAGÃO DA VELA DO SEXAGÉSIMO ANO DA UDB.
E siga a rusga
sérgio micaelo ferreira
____________________________
[1] Hilário Costa, Memórias de um bustoense, 1984
[2] Arsénio Mota, Bustos - elementos para a sua história, edição da Associação de Beneficência e Cultura de Bustos, 1983
* (Dr. Assis Rei, Mário Reis Pedreiras, Manuel Joaquim dos Santos, entre outros...)
Nota: e também são devidos créditos a Alberto Martins
Oscar Santos
a Belino Costa 12.3.07 ÀS VEZES TUDO PARA MIM ERA POESIA
e todos aqueles que dispuseram a dar o seu testemunho.

Sem comentários:

Enviar um comentário