12 de agosto de 2008

S. Lourenço do Povo

Só mesmo o muito empenho e dedicação dum grupo de bustuenses permitiu que este ano os festejos não se ficassem pela vertente religiosa. E festa religiosa sem o paganismo dos arraiais está condenada ao esquecimento, coisa que S. Lourenço não perdoaria.
Quando tudo parecia perdido, Alcino Caetano da Rosa decidiu pôr mãos à obra levando consigo para o acompanhar na comissão de festas gente que também ama Bustos e gosta de desafios, ainda por cima com Agosto mesmo à beirinha: Mário Capão, Manuel Romão, David Arroz, Fernando Almeida, Arsénio Ferreira, Fernando Nunes, Basílio Almeida, Lupério da Silva (Juiz da Confraria do Senhor), mais a generosa ajuda do Arsénio Loureiro.
A eles se deve a festa civil, que é a que mais diverte a malta e maior brilho dá aos festejos cristãos.
Deve-se a eles - pois deve - mas que beleza teria o S. Lourenço sem o brioso grupo de mulheres dirigido pela Aida do Alcino e pela Dorinda Capão? Isto sem esquecer as demais que contribuíram para o brilhantismo dos festejos e para os arranjos florais: Zaida Silva, Elsa Azenhas, Belina da Aríete, Cléria Campolargo, Olga Barros, Dolores Tarrafo, Lila e se calhar mais umas quantas cujos nomes me escaparam. Lembro também a exposição de artes decorativas instalada ao lado da igreja e que devemos ao esforço da Mila Rei e do seu/nosso Orfeão de Bustos.
A procissão foi um sucesso, para muitos a melhor de que há memória e a festa do dia 10 à noite não lhe ficou atrás. Valha a verdade que o grupo Salsa Rosa de Pontevedra foi outro sucesso, tal era o mar de gente a encher a nossa Praça Vermelha.
As novidades do cortejo foram algumas e a que mais chamou a atenção terá sido a do novo santo oferecido à Igreja: o Menino Jesus de Praga, que encarna a devoção do povo pela meninice de Jesus. Ainda bem, porque a história pouco nos revela sobre os seus tempos de criança, embora esteja em crer que teria sido rabino e traquinas como todas as crianças do mundo.
Bustos é fértil em santos das nossas devoções; ao todo e se bem os contei são agora 11: começando pelos adstritos à Igreja, temos S. Lourenço, Santo António, Nª Senhora de Fátima, Nª Senhora do Leite e o jovem Menino Jesus de Praga; mais da devoção dos lugares da freguesia, viva o S. João e a Nª Senhora das Necessidades (ambos do Sobreiro); e vivam também o S. Martinho do Cabeço, a Sr.ª dos Emigrantes que é da Azurveira e o Sr. dos Aflitos aqui da minha vizinha Póvoa.
Deixei para o fim a Nª Senhora da Saúde, que é da Barreira e tem a particularidade de substituir – digamos assim - o vizinho D. Gregório Hernandez (El siervo de Dios), cujo estatuto me disseram estar em vias de ser revisto. Aliás, reparei que este ano o beato Gregório esperou pela procissão virado de frente para a Igreja do Corgo, em jeito de quem espera ser reconhecido pela cristandade e passar a caminhar entre os seus.
*
Falta a surpresa final.
Assim como quem não quer a coisa e quando a actual comissão temia não encontrar sucessores, eis que surgiu do nada um grupo de 12 bustuenses decididos a continuar a tradição. Vou revelá-los em primeiríssima mão, salvo o anúncio do costume a meio do arraial de ontem à noite:
- Juíza da festa: Zaida Silva (Sobreiro), acolitada pela Cacilda Gala (Sobreiro), a Gina do Sofia (Picada) e pela Maria Leonor Micaelo (Sobreiro).
- Seguem-se os rapazes, por ordem alfabética:
Acílio Teixeira (Azurveira); James Ray (Bustos), que recebeu o ramo em nome da nova comissão; Jhonny dos
Santos (Barreira); Jó Duarte (Bustos); José Eduardo dos Santos (Cabeço); Mário Licínio Mota (Póvoa); Mário Quintaneiro (Sobreiro); Oscar Santos (Bustos) e Virgílio Ferreira (Quinta Nova).
A promessa é continuar a tradição e aproveitar para introduzir iniciativas que recordem e registem as origens locais do padroeiro e da criação da paróquia. E recriar momentos do passado de Bustos. Até me constou que aceitam mais braços e…sugestões válidas.
Em suma: a Comissão de Festas de 2009 não esquecerá as RAÍZES DE BUSTOS.
*
- Nota final: Visitem a procissão de 2007 AQUI. E a de 2005 mais ALI.
E vejam o álbum das fotos deste ano (da Zaida Silva e do oscardebustos), no seguinte sítio:

Sem comentários:

Enviar um comentário