21 de agosto de 2008

Festas da Cidade 08

As Festas da Cidade estão de volta com muita animação e diversão, é o que garante a Câmara e vem sendo profusamente divulgado através de atraentes outdors. Desta vez e como seria de esperar, o local dos festejos é o Espaço Inovação, o ex libris palpável do município e ao qual o actual executivo tem dado uso a um ritmo quase alucinante.

Aquando da sua inauguração não faltaram manifestações de receio - e até acusações - de que o espaço se tornaria num elefante branco. Honra lhe seja feita, a Câmara tem sabido rentabilizar aquele imenso espaço.

Neste fim de semana (22 a 24), a partir das 21H30, terão ali lugar os Jogos dos Municípios sem Fronteiras, por sinal ganhos pela equipa da freguesia de Bustos nas edições de 2006 e 2007.

Perguntei a um elemento da equipa se têm treinado; que diabo, há que defender os títulos! Treinar? - era o que faltava!

Fazem-me lembrar as equipas portuguesas, que são sempre as melhores do mundo e arredores, com os maiores craques e, depois, nos jogos a sério...vêm de lá com o rabinho entre as pernas e o prémio de consolação do costume: fomos os melhores e só não ganhámos porque fomos roubados pelo árbitro.

Entretanto, pelas 9H30 do dia 26 terá lugar no Salão Nobre da Câmara uma sessão/debate sobre outro ex libris do actual executivo - a controversa Alameda da Cidade, por sinal ainda pouco palpável aos olhos de quem por ali passa, vive ou trabalha. Os sinais apontam mais para a fase do camartelo.

A menina dos olhos da Câmara vai ser debatida. Por acaso conto passar por lá e dar a minha opinião, se calhar suspeita, por ser sabido que apoio a iniciativa desde a 1ª hora.

Duas horas depois (2 horas para explicar e debater um obra de tamanho vulto?), será a vez de darmos um saltinho à Mamarrosa para assistir à inauguração do novo espaço dedicado à nossa educação, espaço que dá pelo pomposo nome de Instituto de Educação e Cidadania - o esperançoso IEC, que se espera fazer de nós melhores e mais educados cidadãos.

Os mais atentos a estas coisas da política devem recordar-se que me atirei ao executivo camarário numa sessão da Assembleia Municipal (AM) logo no início do actual mandato, desafiando-o a pôr abaixo aquele mamarracho herdado da (infeliz) fase final do Dr. Acílio Gala; isto numa altura em que a obra mal estava alvorada e fora concebida para albergar a nova sede da Junta.

De 20 em 20 anos a malta pela-se toda por uma sede nova da Junta da freguesia de cada um (é um alívio serem só 6), num ciclo que faz lembrar as fases da lua, aliás muito bem demonstrativo do que deve ser o desenvolvimento sustentado das comunidades locais...

Chamam-lhe progresso e dá muitos votos nas eleições.

Embora farta de saber que eu tinha razão (saltava à vista desarmada), a Sra. Câmara deu a volta à situação e, num passe de verdadeira magia e refinada habilidade política, manda a encavalitada sede da Junta às ortigas e tira da cartola um espaço no mesmo espaço que só ajuda a emoldurar o quadro demonstrativo da sua verdadeira paixão pela Educação.

Longa vida às muitas festas que esperam a cidade...desde que aproveitem para inaugurar um Instituto em Bustos!

oscardebustos

- Nota de rodapé: ouvi dizer que a breve trecho teremos no espaço Inovação uma Feira da Caça e da Pesca ou algo assim. Lá tinha eu razão quando me atirei que nem cão danado contra o modelo da I Feira do Cavalo na sessão da AM de 27 de Junho passado. Mas não deixo de lhes tirar o chapéu...

Sem comentários:

Enviar um comentário