6 de agosto de 2008

BUSTOs PERDIDO ou SINALÉTICA ESQUECIDA

Viajar até Bustos tem-se como certo ser fácil. A falha de sinalização oficial está colmatada pela profusão de placas de orientação “Sotelha” ou “Labicer”.


Quem diz «Labicer» ou «Sotelha», diz Bustos


Um Viajeiro entra em Bustos sem saber que chegou, pois não encontra placa informativa. Antes do arranjo da estrada municipal nº 596 havia sinalética a indicar o início do Sobreiro ou da Freguesia de Bustos.

Sem o começo da povoação estar sinalizado, o condutor poderá ultrapassar a velocidade dos 50 Km/h e não ficar sujeito a multa?

Além do mais, a sinalética vertical limitadora da velocidade não existe em vários pontos de Bustos. Por exemplo, nos extremos da Rua Jacinto dos Louros ou da Rua Frei Gil são disso dois bons exemplos.

Pode argumentar-se que não é necessária, dentro das localidades, a implantação da sinalização vertical do limite de velocidade dos 50 Km/h. Sendo assim, porque será que essas placas estão profusamente disseminadas pelas estradas que atravessam as aldeias e vilas de Portugal?
É provável que as placas da sinalética venham a caminho. Um sinal de preocupação está evidente com a colocação da nova sinalização na povoação da Silveira. Mas o vizinho Malhapão Rico não teve a mesma sorte. Ficou-se pela antiga e enferrujada placa a assinalar o início da localidade.
Na estrada Feiteira – Troviscal também falta a sinalização vertical; no entanto foi bafejada por preventiva sinalética horizontal. O troço da estrada (ou rua) está na Freguesia do Precedente Presidente Municipal.
Favor ou não? Esta medida deveria ser alargada a outras estradas municipais com movimento de risco de acidente.

Junto à escola do Corgo (Bustos), v.g., a colocação dos grafitos oficiais de sinalização ou reguladores do trânsito não seriam despropositados.

Contudo, com sinais ou sem eles, prevenção e caldos de … paciência ajudam a evitar acidentes com crianças-ciclistas que se julgam donas absolutas das estradas. E os pais a julgarem que os filhos cumprem as regras de trânsito ...

E siga a rusga
sérgio micaelo ferreira

1 comentário:

  1. Anónimo18:36

    Essas crianças, "que se julgam donas das estradas", inconscientes da falta de segurança, são vossos filhos e netos, aos quais se calhar não souberam transmitir a boa educação tanta vez badalada neste bloque.

    ResponderEliminar