7 de julho de 2008

FÓRUM 2007: UMA RECRIAÇÃO A ABRIR

Começamos hoje a desvendar o programa do Fórum de Bustos 2008 que se realiza no próximo dia 27 (domingo), no restaurante 2 Telheiros, no Sobreiro.
Este VIº Fórum de Bustos, que começa a fazer tradição, irá contar com a colaboração e o apoio de muita gente, aos quais aqui queremos desde deixar o nosso agradecimento.


fotos de Telmo Domingues

A começar pela Clara Guitas, a nossa Clarita, que tanto se tem empenhado da recriação das imagens dos dois quadros em azulejo que ladeiam a entrada da Escola Primária de Bustos. E a sua busca em recuperar e fazer reviver tais retratos, tão emblemáticos para todos nós, não se ficou pela recriação das vestes e adereços com que rapaz e rapariga foram pintados no ano de 1934. Ela foi em busca de familiares dos meninos então retratados: Mário Simões Aires (filho de Manuel Simões Aires Jr, faleceu com apenas 15 anos) e Célia Simões Ferreira (filha de Manuel Simões Micaelo, tem actualmente 81 anos e deverá estar presente no Fórum).


Ruben Manuel Branco Aires, 11 anos, (primo em terceiro grau do rapaz retratado) e Ana Raquel Pereira Loureiro, 9 anos, (neta da irmã da retratada) serão os dois jovens (na foto) que irão envergar as antigas vestes para, numa evocação cheia de significado, receberem com especial carinho todos os participantes do Fórum 2008.

(CONTINUA)

A comissão promotora:

Alberto Martins, António Romão, Belino Costa e Óscar Santos

4 comentários:

  1. Anónimo12:53

    É curioso como os rostos dos dois jovens é parecido com aqueles dos azulejos.

    ResponderEliminar
  2. Acompanhei a Clarita na busca, junto da Conservatória do Registo Civil, dos assentos de nascimento e de óbito do Mário Simões Aires, que parece ter nascido e morrido na freguesia de Bustos.
    Nasceu em 1923? Faleceu em 1937/38?
    Foi algo que não conseguimos ainda descortinar, pois embora fosse o mais novo dos irmãos (Jonine, Antero e Celeste), também estes já faleceram.
    Nem a minha mãe, nascida em 1922 e prima do jovem Mário, sabe ao certo.
    Vou insistir, que às vezes as insistências dão fruto.
    Alguém pode dar uma ajuda, falando com gente daquele tempo?
    Estará errado o nome do jovem Mário, falecido dum mal ruim quando teria os seus 15 (?) anos?
    *
    A Clarita, essa, vai avançando nas suas investigações e muito foi o que já descobriu da história das duas crianças dos ajulejos da nossa Escola.
    História que promete, como promete o Forum 2008...

    ResponderEliminar
  3. Ontem acabei por encontrar os assentos, de nascimento e de óbito, do Mário Simões Aires do ajulejo da nossa Escola Primária.
    Nasceu na Azurveira às 20 horas do dia 5 de Setembro de 1925 e faleceu de "septicémia" no mesmo lugar de Azurveira, às 16 horas do dia 28 de Junho de 1950.
    Era neto paterno de Daniel Simões Aires e de Maria de Jesus (curiosamente, meus bisavós maternos) e neto materno de Joaquim Simões Capão e de Maria de Jesus, este, um nome muito comum nas mulheres daquele tempo.
    A Clarita respirou de alívio quando soube da boa nova e terá fechado o ciclo das minuciosas buscas sobre as duas personagens dos painéis de ajulejo, esse verdadeiro símbolo das nossas raízes escolares.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo18:01

    Quem foi o artista que pintou os azulejos na altura?

    ResponderEliminar