20 de maio de 2008

RECUPERAÇÃO EXEMPLAR


A casa do Dr. Pato, uma das mais emblemáticas de Bustos, está em avançado processo de recuperação ficando assim garantida a sua preservação. Esta é uma boa notícia para Bustos e para a memória do grande benemérito que foi o Dr. Manoel dos Santos Pato.

A iniciativa partiu de uma família de Coimbra que comprou o edifício e compreendeu que para a sua valorização e melhor aproveitamento nada melhor do que preservar este exemplar arquitectónico que já é hoje uma referência e uma raridade a nível local.



Da capela aos tectos, passando pelas portas, pelo fogão de sala e escadaria tudo está a ser devidamente preservado. E até quando os materiais são substituídos por outros mais modernos, como acontece com as janelas, os desenhos originais são devidamente reproduzidos. Um exemplo para todos nós e especialmente para as autoridades políticas locais, sempre empenhadas em demolir qualquer edifício mais antigo, destruindo de forma criminosa parte significativa do no nosso património arquitectónico.


4 comentários:

  1. Anónimo10:36

    Esta bonito.
    Mas não vejo ninguem queixando-se das janelas de alumínio como se queixaram das da escola primaria.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18:47

    poix...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo09:53

    Aqui as janelas de PVC conservam o desenho original, mas esse respeito não tiveram na Escola de Bustos aqueles que deveriam defender e proteger o nosso património.
    Pois é...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16:00

    bem haja aos novos proprietarios e BENVINDOS A BUSTOS

    ResponderEliminar