23 de abril de 2008

FOTOGRAFIA:ADRIANO FILIPE ENTRE OS MAIORES


Adriano Filipe, fotógrafo com estúdio na rua Jacinto dos Louros nº 21, é, segundo a revista “Digital Photographer”, um dos 10 melhores fotógrafos profissionais de Portugal na variante de fotografia social. Esta distinção mereceu o devido destaque no blogue do Instituto de Promoção Social da Bairrada (IPSB), num texto assinado por
Telmo Domingues. Com a devida vénia, aqui fica o essencial dessa crónica, cuja versão integral pode ser lida aqui.

E EIS QUE…

(….) “Nos passados dias 15, 16, 17 e 18 de Março decorreu na Expooeste, nas Caldas da Rainha, o XII Seminário de Fotografia e Vídeo Profissional, dinamizado pela AFP (http://www.afpportugal.com). O evento reuniu mais de 300 fotógrafos e videógrafos profissionais de Portugal e Espanha, entre os quais se encontravam alguns dos nomes mais importantes da fotografia ibérica, de renome europeu. A partilha da experiência individual adquirida é um hábito interessante por aquelas bandas, algo pouco comum em outras actividades, que bem podiam seguir o exemplo. Foi neste contexto de enorme exigência que o fotógrafo Adriano Felipe, nosso ex-aluno, foi convidado a mostrar e comentar tecnicamente o seu trabalho em vídeo e fotografia. Foi o primeiro orador dos três dias de sessões e durante uma hora e meia, dignificou, a par dos melhores da Ibéria, a nossa Bairrada. Mostrou abertamente um registo representativo da sua evolução como profissional, apostando seriamente na divulgação do seu conceito de fotografia social, que segue as tendências mais inovadoras dos mercados internacionais, nomeadamente espanhol, inglês e norte-americano, onde se rasgam horizontes em fotografia.O intróito faz agora mais sentido - é motivo de orgulho, para nós, ter profissionais que se destacam em Portugal neste competitivo meio da fotografia profissional.A frase que consta na entrada do seu escritório é da autoria do Sr. Einstein e diz: “O único lugar onde «sucesso» vem antes de «trabalho» é no dicionário.” O fruto mais recente de toda a sua vida de trabalho e dedicação à fotografia, vem expresso na edição portuguesa da revista internacional “Digital Photographer”, que o inclui no “Top Ten” dos (10) melhores fotógrafos profissionais de Portugal na variante de fotografia social. Obviamente orgulhoso deste seu feito, as consequências práticas desta eleição são, em seu entender, uma responsabilidade acrescida no desempenho do seu trabalho, continuando a aposta na formação contínua ao mais alto nível, em Portugal e Espanha.Ao Adriano Felipe os votos de continuidade no sucesso alcançado.”

Telmo Domingues

O “Notícias de Bustos” não quer deixar de sublinhar este êxito e dar os parabéns ao Adriano Filipe que, sendo da Póvoa do Forno, se iniciou profissionalmente em Bustos e aqui desenvolve a actividade profissional. E aproveita também a ocasião para aconselhar os seus leitores a visitarem a página do Instituto de Promoção Social da Bairrada (IPSB), para ficarem a conhecer um pouco melhor aquele que, para muitos, continua a ser o “Colégio de Bustos”.
Também o IPSB- Colégio Frei Gil é hoje uma referência a nível nacional e um motivo de orgulho para todos nós.

2 comentários:

  1. Anónimo21:30

    Parabens Adriano!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22:22

    Ainda bem que se reconhece os bons proficionais e espero que as pessaos da vila o reconheçam também.

    ResponderEliminar