6 de janeiro de 2008

UM JARDIM E UM MINIGOLF: DUAS IDEIAS POR GASTAR


Aqui fica a relato do Bustos à Lupa sobre a última reunião de 2007 da Assembleia de Freguesia.

Assembleia ordinária de freguesia com boa afluência de público


No passado dia 26 de Dezembro de 2007 decorreu nas instalações da Junta de Freguesia, uma assembleia ordinária, com boa afluência de público e com uma presença de jovens extraordinária que motivou que o facto fosse realçado por vários intervenientes.Foram apresentadas como actividades da Junta de Freguesia, por Manuel Conceição Pereira, Presidente da Junta de Freguesia, a limpeza das ruas da freguesia, com auxílio da varredora da Câmara, limpeza das valetas no Sobreiro, limpeza e arranjos no cemitério, limpeza de folhagens na Feira, limpeza e podas de árvores nos jardins. Relativamente aos CTT, o presidente da Junta de Freguesia referiu que aguarda a redacção final do que foi sugerido pela bancada dos deputados.


Da bancada socialista, Humberto Pedreiras, em outros assuntos de interesse para a freguesia partiu uma proposta para elaboração de plano pormenor entre a casa da Dª Ester e a casa do Sr. Acílio. Paulo Alves da bancada do PSD, por outro lado, questionou quais os critérios para o Dia do Idoso e referiu o alcatroamento da Rua Cabeço da Vila, esperando que mais se efectuassem salientando que se deve ter cuidado com as bermas. Jorge Grangeia Independente pelo CDS, salientou a necessidade de limitadores de velocidade e passadeiras para a rua Jacinto dos Louros.O Professor Freitas da bancada do CDS, referiu que foi atribuído a Bustos "um valor baixo e insignificante pelo executivo Municipal", acrescentou ainda que "Em Bustos sofre-se do mal da política" e que as divergências políticas não devem de existir quando há necessidade de puxar pela terra, momento em que deve haver união. Outras preocupações manifestadas por este elemento foram o Bairro económico, a conclusão da rua da rotunda à Feiteira e a degradação do espaço privado junto à rotunda manifestando que se devia prevenir o proprietário que devia proceder à limpeza do espaço.


O presidente da Junta de freguesia manifestou também discordância da verba atribuída a Bustos pelo executivo municipal bem como defendeu prioridade de lombas junto às escolas, frente ao Barrilito e junto à União Desportiva de Bustos. Referiu ainda que recebeu de um grupo de Bustuenses que apelidou de "Notáveis de Bustos" um e-mail que encaminhou para a Câmara Municipal, na ocasião referiu que parte deles não era recenseada em Bustos e que alguns defendiam o centro de Bustos e iam fazer casa no Sobreiro e que defendiam um conjunto de "ideias gastas".

Relativamente ao Plano Orçamental para o Ano económico de 2008 e respectivo P.P.I, o Presidente da Junta de Freguesia referiu que pretende efectuar obras na zona do centro, e elaborar um jardim e um campo de mini-golfe, obras que pretende levar a efeito de acordo com estudo da câmara. Definiu ainda como zonas de intervenção a feira e o cemitério. O orçamento estimado foi de 155.080 euros.


Jorge Grangeia, independente da bancada do CDS referiu que veio pouco para Bustos, sendo necessário " gerir bem e fazer malabarismo". Da bancada do PSD, Paulo Alves interveio referindo que é o orçamento mais baixo de sempre, reflectindo falta de ideias e de projectos e que sem estes não pode vir mais dinheiro.O presidente da Junta de Freguesia respondeu ao elemento da bancada do PSD, que apesar da idade era um homem cheio de ideias e empregou a seguinte expressão: " Dêem-me a alavanca e o fogo e eu transformarei o mundo".


O plano orçamental para o ano económico de 2008 e respectivo P.P.I foi aprovado com zero votos contra; 4 abstenções da bancada do PSD e 5 votos a favor das bancadas do CDS e PS.

6 comentários:

  1. Anónimo16:09

    Hoje, neste ano de 2008, a Junta de Freguesia de Bustos para o seu orçamento conta com o dinheiro do Estado (dinheiro dos impostos de todos e não só dos recenceados em Bustos) e com as receitas da Feira e do Cemitério.
    Se não fosse essa geração fundadora, que criou a freguesia, implantou ao cemitério e a Feira, Bustos não teria hoje receitas próprias. Isso é um facto e demonstra bem que o Sr Presidente Pereira, mesmo tendo "a alavanca e o fogo" foi incapaz de acrescentar qualquer fonte de rendimento à freguesia que dirige. Haverá melhor prova de que o homem é só VAIDADE porque quanto a ideias...

    É lamentável ver como ele está só e isolado. O rei vai nú e no entanto acredita que está coberto de plumas.

    Quanto ao mini-golf ( mais um desperdício de dinheiro) só espero que o Sr Engenheiro fique lá, dentro de uma barraquinha a alugar os tacos, as bolas e a vender gelados...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:31

    A deselegância do sr. PJ para com os bustuenses que apresentaram um conjunto de sugestões sobre o centro de Bustos é confrangedora.As considerações sobre o local de recenciamento ou da construção de casas não são apenas de mau gosto, são RASCAS.
    Tão RASCAS que apetece responder no mesmo tom e dizer-lhe:
    - Porque não te calas! Nem sequer és de Bustos!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20:14

    não concordo!!!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:31

    É assim que se controi o futuro !
    Bustos aos Bustuenses os outros para Africa, ou malhapao (é a mesma coisa).
    Narciso poe-te a pau que és a seguir...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo09:41

    Só se atiram pedras a quem trabalha, bem ou mal trabalha-se, e aos que nada fazem que se poderá fazer deles?
    Não procuro problemas, no entanto nunca fugi deles, já agora logo que sou o próximo informo que sou natural da Quinta do Picado em que muito me HONRA, Obrigado BUSTOS por seres a minha terra adoptiva
    Alguns dos teus filhos naturais não te honram nem te respeitam
    Narciso P. Cardoso

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11:55

    Mas afinal quem é que veio distinguir os bustuenses entre os que que são recenciados eos que não são, entre os que fazem casas no Sobreiro ou noutro lado? Foi o Sr Presidente da Junta.

    Há filhos de outras terras que não respeitam os naturais de Bustos, essa é que é!

    Quanto ao Sr. Narciso fica a pergunta: Você é o próximo a fazer o quê?
    A ir para a Junta? A aderir ao CDS? A mandar calar os "Bustuenses notáveis"? A recencear-se fora de Bustos? A construir casa no centro de Bustos? A construir casa no Sobreiro?

    ResponderEliminar