23 de janeiro de 2008

TUBERCULOSE: UMA DESCOBERTA REVOLUCIONÁRIA (2)

NOTA DE IMPRENSA

Investigadores da FCTUC desvendam a função de uma enzima importante para o desenvolvimento de um Novo Antibiótico contra a Tuberculose. A descoberta já está patenteada


Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), coordenada pelo Professor Catedrático Milton Costa, do Departamento de Bioquímica, e o Doutor Nuno Empadinhas do CNBC e bolseiro da FCT, ao descobrir a função de uma enzima de micobactérias (GPGS) abriu muito boas perspectivas de desenvolvimento de um novo antibiótico que permita combater a Tuberculose, incluindo as variantes multiresistentes.

Esta descoberta resulta de um outro estudo sobre a bactéria Rubrobacter xylanophilus que se desenvolve a altas temperaturas e tolera sal, em que os investigadores descobriram uma enzima (MPGS/GPGS) que tem uma função ligeiramente diferente na micobactéria que provoca a Tuberculose. Os investigadores procuram agora produzir moléculas capazes de bloquear a função desta GPGS, visto que, sem esta enzima, o bacilo da Tuberculose não se desenvolve e a substância que a bloquear poderá ser um potencial antibiótico.

Uma pesquisa complexa porque, explica o Prof. Doutor Milton Costa, “ ainda são necessários muito estudos. O percurso entre esta fase da investigação e a utilização e comercialização de um novo medicamento é sempre muito moroso, exigindo anos de trabalho e grandes investimentos. A próxima fase da investigação é encontrar moléculas que impeçam o funcionamento da enzima, mas que não sejam tóxicas para o ser humano, ou seja, que o tratamento não provoque efeitos secundários, como sucede com os actuais medicamentos disponíveis no mercado”.

Esta descoberta dos investigadores portugueses assume particular relevância, considerando o facto de há várias décadas não surgirem novos fármacos para o combate à Tuberculose, e Portugal é um dos países da União Europeia com taxas de incidência da doença mais elevadas.

Uma patente de invenção foi já submetida ao European Patent Office através do BIOCANT.

Além da equipa de Coimbra, o estudo tem a colaboração da investigadora Sandra Macedo Ribeiro, do IBMC, Universidade do Porto. As equipas do Porto e de Coimbra também já têm a estrutura desta enzima quase concluida, sendo um passo fundamental para se desenvolveram inibidores da sua actividade.

O Prof. Doutor Milton Costa foi recentemente empossado como Presidente da Federation of European Microbiological Societies (FEMS), que reúne 30.000 sócios, dispostos por 46 sociedades nacionais e internacionais de 36 países europeus. Formalmente constituída em 1974, a FEMS tem por missão promover a investigação e o ensino da Microbiologia na Europa.
***
Para ler as siglas:
CNBC –Centro de Neurociências e Biologia Celular
FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia
MPGS -manosil-fosfoglicerato sintase/GPGS- glucosil-fosfoglicerato sintase
BIOCANT - Centro de Inovação em Biotecnologia (Cantanhede) http://www.biocant.pt/
IBMC – Instituto de Biologia Molecular e Celular, Universidade do Porto

2 comentários:

  1. Claro que o Milton está de parabéns e a notícia é mais do que motivo de grande orgulho para Bustos, sem menosprezo para os outros cientistas que integram a equipa liderada por ele.
    Custa admiti-lo, mas é verdade: se ele fosse nativo doutra aldeia haveria certamente festa da rija e homenagem condigna. A TVI até já cá tinha vindo fazer uma daquelas reportagens de partir o coração mais empedernido...
    Bustos é assim: dá-lhe para o melhor e para o pior.
    *
    Esperemos pela próxima Assembleia de Freguesia a ver o que sai de lá.
    Claro que o Milton deve ter andado a empatar a divulgação da nota de imprensa, que ele sofre de modéstia em excesso e não gosta de ser tratado por Sr. Prof. Doutor.
    *
    Cá por mim, estou a pensar em presenteá-lo com uma prova do meu vinho branco, prémio ao nível do mérito dele, salvaguardadas as devidas distâncias.
    É que os vinhos também têm enzimas e a do meu branco fui eu que a descobri enquanto, sentado na adega, cogitava sobre o segredo do deus Baco.
    ...Ainda me lembro dum padre e prof. catedrático de direito romano, que, a propósito duma reunião de especialistas internacionais onde ele também esteve, nos dizia a nós, pobres alunos: "Só sábios éramos 10!"
    Assim eu e ele: eu, nos segredos enzimáticos do VB/DATMJ (vulgo, Vinho Branco Da Adega do Ti Manel Joaquim); ele, na enzima MPGS/GPGS, a qual não sei quem seja, mas se adivinha vir revolucionar a ciência...

    ResponderEliminar
  2. Curiosidades:
    1. Se fizerem uma busca no "google" português e escreverem "Milton Costa" encontrarão muitos links interessantes sobre este bustuense.
    2. Se depois saltarem para o "google.com" (em inglês) e escreverem "Hilario Costa", encontrarão um tal Hilario Costa com patentes de modems, programas de configuração e outras.
    Este Hilario Costa não é outro senão o Hilário, irmão do Milton, a viver nos States, Estado de Florida.
    Por acaso, nasceu por lá, quando o pai Hilário e a mãe Aldina labutavam honradamente para dar aos 2 filhos a formação que hoje têm.E o mérito.
    *
    Nas horas vagas, o Hilário é Campeão do Mundo em várias distâncias de tiro com carabina.
    *
    O que me fez recordar os nossos tempos de putos, cá por Bustos, de espingarda e até pistola de pressão de ar (o mundo era nosso): o melhor atirador era o Hilário, depois era o James.
    Eu, tinha a mania que havia de chegar ao patamar deles...
    Vá lá! Não me lixei nas matas de todo o norte de Angola e Cabinda, armado em alferes ranger com uma pontaria do caraças.
    As nossas vidas (afinal, de cada um de nós) davam para fazer um grande filme, independentemente de quem fosse o actor principal.
    *
    Parabéns também ao Hilário.
    E parabéns aos Pais de ambos, que conseguiram o maior e mais desejado objectivo: fazer dos dois filhos o que hoje são.

    ResponderEliminar