21 de janeiro de 2008

ABC: TESOUREIRO APRESENTA CONTAS

INFORMAÇÃO

Diagnóstico e saúde financeira da instituição ABCB aos 21-01-2008

Investimentos a prazo
Açoreana: 50.000,00
Santander Totta: 144.929,58

Conta à ordem
C.G.D: 3.205,54
Santander Totta: 32.600,74
Santander Totta Projecto: 715.64
Receitas comparticipadas pela C.R.S.S. 32.000,00 (fim do mês).

Despesas correntes para liquidar
Fornecedores: 18.089,52
Salários: 16.100,00
Direitos Dra Isabel Mestre: 4.156,16 líquidos
Informo que foi levantado da CGD (investimento) a quantia de 29.832,16 Euros, aos 2007-11-23, para fazer face às despesas correntes.

A Associação, financeiramente está bem de saúde, graças às direcções que nos antecederam nós nada temos a ver com esta saúde financeira.
Já agora pode-se interrogar, qual a razão do orçamento tímido para 2008, veio para os valores que constam, graças a dois elementos da direcção (tesoureiro e 2º secretário) senão ainda teria sido mais tímido será por falta de pedalada de uns e pedalada a mais de outros?

Deve dar-se ao ABCB o que é do ABCB(conquistas antigas):
Dignidade, Credibilidade, Confiança, Deveres e Direitos, pontos essenciais para o seu bom funcionamento.
Aproveito para desejar muito sinceramente as rápidas melhoras à Dra. Isabel Mestre e bem haja pelo serviço prestado à instituição, todos nós falhamos quando trabalhamos.
Força Paula Pimenta Leal, tens sido o motor dessa instituição, depois da ausência da directora técnica. Nunca foste reconhecida pelo teu real valor foste e és usada para que os louros recaiam em favor de umas pessoas que tem outras ambições que servir o ABCB.
Pequei quando afirmei não trocar a minha quarta classe/distinção feita em 1955 por certas Licenciaturas de Hoje (mantenho).
Por respeito à Instituição informo que não responderei a qualquer provocação ou comentário que de hora avante venham a surgir.

Narciso Paiva Cardoso

15 comentários:

  1. Tenho a maior consideração pessoal pelo Narciso e pelo seu empenhado envolvimento no movimento associativo de Bustos. Mas impõe-se que diga o seguinte:
    1. A actual Direcção da ABC continua em funções até à eleição e tomada de posse do novo elenco directivo.
    2. Eventuais divergências entre os membros da actual Direcção devem ser debatidas e explicadas na sede própria que é a Assembleia Geral dos associados.
    Assim sendo, é inaceitável que qualquer membro dum orgão da ABC venha para a praça pública expor os seus pontos de vista pessoais ou tirar partido da sua posição nesse elenco (trata-se do Tesoureiro da Direcção, cujas funções estão estatutariamente definidas). Ademais, o público em geral desconhece os meandros das eventuais divergências, pelo que comunicados que não emanem do órgão colegial próprio só servem para criar dúvidas, especulações, boatos e mal entendidos. E atirar a 1ª pedra acaba por estimular (obrigar?) outros a usar a mesma prerrogativa, nem que seja a coberto do chamado direito de resposta.
    3. Como se não bastasse, a ABC é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que depende duma tutela oficial – a Segurança Social, circunstância que agrava a responsabilidade de quem dirige a nossa Associação.
    Ou seja: os comunicados do Amigo Narciso são inaceitáveis e reprováveis, por muita razão que possa assistir-lhe. Além de que “legitimam” eventuais respostas. Por este andar, onde, quando e como iremos parar?
    Como bem questionava um comentador do “Bustos à Lupa”: “ a ABC presta contas aos sócios ou ao público em geral?”
    Imaginem uma empresa que movimenta anualmente uns centos de milhares de euros, com centenas de pessoas a seu encargo. E agora imaginem um dos membros do orgão da sua administração permitir-se emitir comunicados para o exterior em nome meramente pessoal e à revelia de qualquer deliberação colegial.
    Parece-vos correcto? E será economicamente sustentável?
    Tal como o comentador, também questiono: A Direcção da ABC é um órgão colegial ou é um campo (minado) de franco atiradores? Se isto continua assim, onde é que a ABC vai parar?
    E, já agora: as “contas” apresentadas no texto são uma espécie de antevisão do relatório de actividades e contas da gerência da ABC do ano de 2007? Com a sua divulgação pretende-se mostrar o quê ao público em geral?
    Estou perplexo e, pior que isso, chocado!
    *
    Aos associados e aos membros dos demais órgãos sociais só resta convocar uma Assembleia Geral destinada a apurar o que está por detrás desta guerra de palavras e comunicados. A bem da verdade, a bem das regras associativas, a bem das centenas de utentes da ABC e a bem do prestígio da nossa Terra, que certamente ninguém deseja ver beliscado.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:38

    Já é tarde, infelizmente

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21:28

    Na minha opinião a ABC de Bustos, está no lugar que está graças a todos os funcionários e colaboradores bustuenses e não só por aquelas pessoas que pretendem destacar.
    Afinal a ABC é de todos nós e não só de três pessoas.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13:05

    Sr. Narciso a sua licenciatura deveria de ser de educação e respeito pelos outros. Todos os bustuenses sabem como voce trata os funcionários da ABC e ainda tem a pouca dignidade de solicitar nomes como o da DR. Isabel.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo22:05

    não conheço bem os meandros desta estória que cheira bastante mal, mas parece-me uma estória de vaidades pessoais..não percebo as atitudes deste senhor narciso , mas deve ser por ser narcisista...

    ResponderEliminar
  6. Isto é assim:
    Comentários de baixo calibre, torpes, indignos de quem se quer civilizado e de bom senso, serão eliminados.
    Foi o que fiz a 2 ou 3 últimos, mal vim aqui e constatei a desfaçatez.
    Disse há uns tempos que considero os anónimos da mesma forma que os demais intervenientes que dão a cara. Desde que os comentários ou supostas opiniões não descambem para a baixeza.
    Lixo é coisa com que o NB não pactua. Daí que tais comentários tenham ido para o caixote de lixo.
    *
    Criem um blogue para a ordinarice, que é de graça e quase intuitivo.
    De preferência, não sejam
    COBARDOLAS.
    Manda o mínimo da ética, do pudor e do bom senso que só critiquemos quem está em condições de se defender.
    Se queremos ser mais incisivos ou até agressivos, então há que dar a cara.
    *
    Digo a esses: quem chega a tais extremos bem merecia, pelo menos da minha parte, ser tratado como nunca tratei na merda da guerra os guerrilheiros do MPLA e da UPA, aliás, dignos combatentes.
    Saibam lutar e terçar armas!
    E que vença o melhor!
    *
    Oscar Santos

    ResponderEliminar
  7. Anónimo20:25

    Grande Oscar pá, é isso tudo mesmo!
    ... Há que fazer a manicure..-

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14:11

    desde sempre foi possivel dar a cara e por isso os assuntos sempre foram resolvidos dentro da instituição. só há cerca de 9 meses é que o regime mudou...
    por que será?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo18:39

    Porque será que certos comentarios a dizer verdades são sempre censurados?
    Têm medo de que?
    Ha tanta coisa a esconder meu deus!
    Fazem a porcaria mas assumi-la em publico é que não.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo21:45

    Caro Dr Óscar, não censure aquilo que não é censuravel. Os comentários eliminados por si de torpes não têm nada, e muito menos são de baixo nível, ao contrário de outros comentários e das últimas publicações que neste blog têm sido publicados. Ou não sabe que que o que foi eliminado se trata de uma verdade ( e não novidade)? É à custa de muitos "favores" que muita gente sobe. E estes favores sim, é que devem ser censurados. Agora diga-me se este comentário é indigno ou de baixo calibre. Cada um fica com a sua consciência, mas considero que foi de muito mau tom fazer o que fez e dizer o que disse. É que, sabe, foi francamente, pelo bem do ABC que tais comentários vieram à berra, porque são verdades que têm que ser desmascaradas e, quanto a mim, essas sim denigrem o ABC E a freguesia de Bustos. Passar bem.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo00:03

    Toda a gente que conheça o motor da instituição sabe que tal pessoa não é flor que se cheire, tal como eu que não estou dentro da instituição mas bem sei quem e como é essa "linda menina".
    Independentemente se aceitam ou não o comentário, as verdades são para ser ditas.
    Quam não gosta não come.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo00:09

    Já agora Sr.OSCAR ordinarice é aquilo que pelo que vejo se passa dentro na isntituição, no seio da sua direcção.
    E para o caixote do lixo deviam ir todas as pessoas com falta de escrúpulos e sem moral, sem valores, de "baixo calibre, torpes, indignos " que estão dentro da dita instituição.
    Não venha agora para aqui com falsos moralismos, esta a tentar tapar os olhos a quem?

    ResponderEliminar
  13. Anónimo14:06

    yessssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss.
    u u u u u u u uuuuuuuuuuuuuuuuu
    iáu.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo14:11

    arranca bem e vai com todos.
    calhambeque pi pi.quero buzinar o calhambeque, pi pi.
    próximo...

    ResponderEliminar
  15. Anónimo19:24

    próximo sábado à tarde, para definição de estratégias,de eliminação de eliminadores de comentários importantes, reunião na sede do bixano. Não faltes e traz o teu!

    ResponderEliminar