4 de dezembro de 2007

QREN ... O DESEJADO

O Orçamento Municipal’2008 foi aprovado por unanimidade. Segundo consta, a maioria do executivo ouviu e aceitou algumas propostas das oposições, daí, os partidos ouvidos (incluindo o PSalavisa, recém ‘aliado’ do PSD) podem rever-se na carta de intenções que vai ser proposta à Assembleia Municipal.
Algumas notas ressaltam das informações veiculadas pela comunicação social:
1 – Freguesia de Bustos, escondida entre duas ‘importantes zonas de exploração’ a céu aberto, saiu-lhe a terminação na lotaria.
A água é um bem que o Estado é obrigado a prover toda a população daquele bem indispensável, como tal, discordo da inclusão da choruda fatia do orçamento municipal para Bustos.
O saneamento é outra intervenção obrigatória e devia envergonhar qualquer executivo por ser tardia.
A Rua do Cabeço não é mais que o resto da parcialmente intervencionada estrada municipal nº 596 que termina na ponte do Rio Boco: é uma obra que foi deixada a meio.
[Estas obras são o testemunho do esquecimento da existência de Bustos no concerto da Câmara]
O arranjo da ‘Avenida – fantasma’ de São Lourenço é uma medida de muito baixa prioridade.
Será que desta vez o Palacete do Visconde vai ser recuperado? Ou a trepidação provocada pela circulação do trânsito dá o mesmo destino que teve a antiga sede do concelho antes de ressurgir o edifício da biblioteca municipal?
2 – Via estruturante e outras circulações
Ainda não será em 2008 que o Executivo inclui no seu caderno de encargos a abertura de um eixo viário estruturante a fluir o trânsito ponte-nascente dentro do concelho. Urge ter em conta a ampliação das áreas das pulverizadas zonas industriais.
Ainda não é desta que irão ser desenhadas pistas cicláveis. Ou basta a futura pista da grande Alameda de Oliveira.
3 – O QREN parece conter a mezinha que irá contribuir para suster o atraso do país. O esmoler irá atender tudo e todos? E a partilha do QREN irá agradar a todos?
4 – Carta Educativa
Não foi aprovada nem rejeitada pelo Ministério. Lamenta-se o atraso. Quem está lá no alto tem dificuldade em olhar para as coisas pequenas. Talvez o PSalavisa tenha canais privilegiados que lhe permita saber o que está bloquear a aprovação da Carta.
5- Escola Profissional (Técnica)
Um bolo-rei doado pelo Comendador Almeida Roque. Que a baixa-e-mesquinha-burocracia não faça ficar em águas de bacalhau tão preciosa dádiva para implantação dum Templo destinado a abrir portas do Futuro. Um bem-haja ao Comendador.

sérgio micaelo ferreira, 6.dez.2007

Sem comentários:

Enviar um comentário