10 de dezembro de 2007

Arrolam 59 anos - Declaração Universal dos Direitos do Homem

imagem extraída de Prof. Almir Ribeiro, CLIO História, Escravos : as mãos e os pés, http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/bco_imagens/escravos/violencia.htm


Três citações:
1) Proclamada pela Assembleia Geral da ONU a 10 de Dezembro de 1948

Declaração Universal dos Direitos do Homem

ARTIGO 1.º Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

2) DECLARAÇÃO DE DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO FRANÇA, 26 DE AGOSTO DE 1789


Art.1.º Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.


Art. 2.º A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a prosperidade, a segurança e a resistência à opressão.
:
3) um excerto do conto de Luís Bernardo Honwana, As Mãos dos Pretos
(…)
«Deus fez os pretos porque tinha de os haver. Tinha de os haver, meu filho, Ele pensou que realmente tinha de os haver … Depois arrependeu-se de os ter feito porque os outros homens se riam deles e levavam-nos para as casas deles para os pôr a servir como escravos ou pouco mais. Mas como Ele já os não pudesse fazer ficar todos brancos porque os que já se tinham habituado a vê-los reclamariam, fez com que as palmas das mãos deles ficassem exactamente como as palmas das mãos dos outros homens. E sabes porque é que foi? Claro que não sabes e não admira porque muitos e muitos não sabem. Pois olha: foi para mostrar que o que os homens fazem, é apenas obra de homens… Que o que os homens fazem, é feito por mãos iguais, mãos de pessoas que se tiverem juízo sabem que antes de serem qualquer outra coisa são homens (…)»”


Com a devida vénia: Luís Bernardo Honwana, As mãos dos Pretos, Antologia do conto Moçambicano, organizado por Nelson Saúte, Publicações Dom Quixote, 2001

Sem comentários:

Enviar um comentário