1 de dezembro de 2007

1º DEZEMBRO - DIA DAS INDEPENDÊNCIAS

Rosa Parks entra na história dos Direitos do Homem, quando se preparava para regressar a casa de autocarro, desobedece à ordem do motorista que pela lei da segregação racial do Estado de Alabama, obrigava os negros a cederem os lugares sentados aos brancos.
.
Sob prisão, Rosa Parks é levada a tribunal que a liberta sob fiança. Na sequência deste incidente segregacionista, um movimento dos direitos cívicos ‘decreta’ boicote de um dia à utilização do transporte de autocarros. Só que esse dia foi multiplicado por trezentos e oitenta e dois dias. É desta acção que surge Martin Luther King Jr a liderar o combate pelos direitos civis dos negros e que alcançou notoriedade mundial. Em Dezembro de 1956, o tribunal de Montgomery declarava ilegal a segregação racial nos autocarros.
.
Rosa Parks, mudou de localidade de residência e continuou a lutar pela igualdade dos díreitos cívicos dos negros, tendo recebido várias distinções, entre as quais a medalha de Ouro do Congresso Norte Americano.
.
Mas, no currículo da segregação racial consta o despedimento de Rosa Parks (costureira), por se recusar a dar lugar ao branco.
.
Corria o 1º de Dezembro de 1955, em Montegomery.
__
1964, em Lourenço Marques (Maputo), a entrada no autocarro estava tacitamente instituída : 1º as senhoras e 2º os homens (brancas -os); no fim, indistintamente, os negros.
Tudo em boa harmonia.
sérgio micaelo ferreira
___________________
(1) em Estudos Avançados, Emanoel Araújo - Negras memórias, O imaginário luso-afro-brasileiro e a herança da escravidão
"http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142004000100021"

Sem comentários:

Enviar um comentário